Deputada Fran Somensi participa da entrega de viaturas em Porto Alegre (RS)

Os veículos serão destinados às cidades gaúchas de Caxias do Sul e Farroupilha

Publicado em 11/01/2021 - 15:28

Porto Alegre (RS) – A deputada estadual Fran Somensi (Republicanos) participou da entrega de 45 viaturas à polícia civil. Os veículos, que são parcialmente blindados, são para Caxias do Sul e Farroupilha – cidades gaúchas. A cerimônia foi realizada na terça-feira (5), em frente ao Palácio Piratini. O investimento na segurança pública é de mais de R$ 6 milhões.

A parlamentar explica que outros municípios também serão incluídos na destinação. “Agradecemos à nossa bancada federal pela destinação dos recursos, em especial ao nosso deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS). Farroupilha e Caxias do Sul foram contempladas, neste momento, mas já estamos no aguardo de novas viaturas também para a Brigada Militar, onde serão incluídos outros municípios”, destaca Fran Somensi.

Além das duas cidades contempladas, a expectativa de que os veículos cheguem a Garibaldi, Cotiporã e São Francisco de Paula, como destacou a parlamentar. A instituição gaúcha é a primeira Polícia Civil do país a receber viaturas com escudo balístico. O investimento da verba tem origem em emenda da bancada federal do estado no Congresso, proposta em 2019.

Mais proteção

Os veículos possuem a tecnologia de blindagem, que suporta disparos de todos os tipos de armas. Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais: são três camadas de vidro, intercaladas com uma de aço, duas de película plástica PVB (polivinil butiral), além de selante de poliuretano (PU) e uma última de plástico policarbonato. Para cada uma das unidades adaptadas, é emitido um certificado de blindagem junto ao Exército.

O ensaio balístico e a aprovação de protótipo foram as etapas finais da primeira licitação para veículos no novo padrão, que será adotado em todas as compras futuras. A deputada Fran agradeceu o trabalho dos militares e o investimento do governo, que permite que a segurança pública seja efetiva. “Obrigada polícia Civil e Governo do Estado pelos grandes avanços que estamos tendo em segurança pública”, finalizou.

Texto: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional com informações da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul
Informações e foto: Ascom Deputada Fran Somensi

Reportar Erro