Cristina de Sousa comemora cartilha de abordagem policial às pessoas surdas

Iniciativa conta com a parceria do departamento de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado em 29/11/2020 - 07:40

São José (SC) – A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de São José, vereadora Cristina de Sousa (Republicanos), carrega a inclusão de libras às pessoas surdas como uma das principais bandeiras do seu mandato. Desta vez, a republicana comemora o desenvolvimento de uma cartilha com o manual de algumas abordagens policiais em Libras, realizada pelo Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina.

“No mês de agosto, levamos a proposta para o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, que entendeu a importância, direcionando os trabalhos para a Faculdade da PMSC. A ideia é ampliar este trabalho para todo Brasil, pois a causa é justa e sem fronteira. Seguiremos firmes retirando as barreiras da falta de comunicação para as pessoas com deficiência”, disse Cristina.

A legisladora participou, no último dia 25, da aula inaugural da disciplina de Libras, na modalidade de Educação a Distância (EAD) para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A aula foi dada pela primeira vez em um curso de formação militar, que foi proferida pelo coordenador do departamento de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Deonísio Schmitt, parceiro de Cristina no projeto. Transmitida de forma remota para todos os 18 pelotões do CFSd 2020, a cartilha será de uso obrigatório na formação de todos os policiais que ingressaram na corporação.

Além da vereadora do Republicanos, participaram da solenidade de inauguração o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, o diretor-geral da Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Fábio José Martins, além de oficiais, praças e alunos em formação.

Uso da cartilha

As abordagens para feitura da cartilha contou com o auxílio de intérpretes em Libras e foram estruturadas e gravadas em quatro vídeos, produzidos por grupos de cadetes do curso de formação de oficiais, com a presença da vereadora Cristina de Sousa. Posteriormente, os vídeos estarão disponíveis a todos os policiais no site da PMSC, por meio da intranet, bem como serão agregados à cartilha de técnica policial militar.

Texto: Gisele Rocha / Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Fonte: Ascom – PMSC
Foto: Reprodução

Reportar Erro
Send this to a friend