Cris Freitas participa de encontro com povos quilombolas em Brasília 

A secretária participou 2º Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas e cumpriu diversas agendas na capital

Publicado em 20/6/2023 - 11:34

Brasília (DF) – A secretária executiva dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins, Cristiane Freitas (Republicanos-TO), juntamente com a titular da pasta, a secretária Narubia Werreria, representaram o governo no 2° Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas. Com o tema Resistir para Existir, o evento foi realizado na cidade do Núcleo Bandeirante (DF) e promovido pela Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (CONAQ) e reuniu 350 lideranças quilombolas de 24 estados e de países da América Latina.

Cris Freitas, participou de debates abrangendo temas como: renda; bioeconomia; racismo ambiental; alimentação; acesso à educação; comunicação e direitos humanos. Proporcionando um ambiente de diálogo, união e solidariedade, o encontro fortalece relações entre as líderes quilombolas e reafirma o papel indispensável dessas mulheres na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.  “Pra mim, estar presente neste 2° encontro nacional de mulheres quilombolas é muito importante, pois aqui tivemos a oportunidade de discutir pautas de grande relevância para que de fato as políticas públicas cheguem até esse povo guerreiro que tem lutado e resistido até aqui”, disse.

Ainda na capital federal, a secretária cumpriu agenda na Fundação Cultural Palmares, onde foram tratadas cinco pautas, entre elas, o reconhecimento de comunidades quilombolas do Tocantins, a estruturação de  políticas públicas e o diálogo para construção de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e a Fundação Cultural Palmares.

Na manhã da última sexta-feira (16), Cris esteve no Instituto Cerrados, onde conheceu o “Programa Povos do Cerrado”. Especificamente sobre a ação: “Tô no Mapa” que já se encontra na quarta fase e que vem mapeando povos e comunidades tradicionais do Cerrado Brasileiro. Segundo mapeamento bibliográfico, existem no Tocantins 800 comunidades pertencentes aos grupos dos Povos Tradicionais. Depois, ela se reuniu com a Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do MDHC, Isadora Brandão, e o Coordenador Geral de Diálogo e Parcerias, Andrew Toshio Hayama. O encontro teve o propósito de estabelecer diálogo com a pasta para viabilizar pautas e parcerias a fim de construir políticas de direitos humanos junto aos grupos dos Povos Originários, Quilombolas e Tradicionais no Tocantins. “Posso dizer que volto para o Tocantins animada com as parcerias aqui firmadas, e mais motivada a seguir firme fazendo com que a Secretaria venha entregar o melhor para os nossos povos originários e tradicionais”, completou Cris Freitas.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas
Fonte: Secretaria de Comunicação do Governo do Tocantins
Foto: Cedida

Reportar Erro
Send this to a friend