Cleide Hilário propõe criação da Procuradoria da Mulher em Anápolis (GO)

A cidade foi destaque em 2020 pelo alto número de violência à mulher

Publicado em 25/1/2021 - 09:10 Atualizado em 26/1/2021 - 20:14

Anápolis (GO) – A vereadora Cleide Hilário (Republicanos) assinou, na quinta-feira (21), a criação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Anápolis.  A proposta acompanha o projeto que já está em vigor na Câmara dos Deputados há mais de dez anos. A minuta do projeto de resolução que cria a Procuradoria foi apresentada na sede da Casa Legislativa.

De acordo com a vereadora, o papel da mulher precisa ser fortalecido e valorizado. “Esta Procuradoria vem para reforçar o atendimento à mulher vítima de violência, queremos que todas as anapolinas acreditem que terão um apoio e saibam onde procurar por ele”, destacou.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, o Goiás registrou durante o último ano cerca de 24.513 casos de violência à mulher, sendo 30 casos para feminicídio; 217 para estupro; 10.241 para ameaça; 7.778 categorizados como lesão corporal e 6.247 para crimes contra a honra, sendo eles calúnia, difamação e injúria. Os dados são de janeiro a setembro de 2020; ainda não inseridos os meses de outubro, novembro e dezembro.

Já em Anápolis, segundo informações da Polícia Militar em conjunto com a Coordenação Estadual da Patrulha Maria da Penha, mostram que a cidade está em primeiro lugar no quesito violência à mulher. O município foi considerado, no último ano, a cidade do Goiás mais violenta para as mulheres vítimas de agressão. A corporação ainda reforça que no último ano, a região registrou ao todo 940 medidas protetivas às mulheres. Foram 577 no primeiro semestre e 363 no segundo.  Sobre isso, a legisladora declara que a criação da Procuradoria será uma força ainda maior para mudar tal cenário. “Este ano queremos ser destaque pela mudança deste fato, vamos mudar de cidade mais violenta, para cidade mais consciente em relação a violência à mulher, pontuou.

Procuradoria Especial da Mulher

De acordo com a proposta, a Procuradoria da Mulher tem por objetivo zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara Municipal, assim como, executar outras atividades que primam por benfeitorias à população feminina da cidade de Anápolis. Entre elas algumas são a de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo estadual e municipal, que visem a promoção da igualdade de gênero, assim como, a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito estadual e municipal; cooperar com organismos, públicos, privados e do terceiro setor, voltados à implementação de políticas para as mulheres; além de assessorar e informar os direitos da mulher vítima de violência doméstica e familiar e  acompanhar essas vítimas às repartições públicas no âmbito municipal, dando apoio técnico e jurídico;

Texto: Ascom – vereadora Cleide Hilário, com colaboração de Carolina Ribeiro | Ascom -Mulheres Republicanas Nacional
Fotos: cedida

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend