Carminha Paiva promove sessão especial sobre a criança com autismo em Sergipe

Evento reuniu especialistas, mães, pais, professores, psicopedagogos e neuropediatra para falar sobre o tema

Publicado em 30/4/2024 - 15:12

Aracaju (SE) – Por iniciativa da deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos-SE), a Assembleia Legislativa de Sergipe promoveu uma sessão especial para debater o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesta segunda-feira (29), dando prosseguimento às ações realizadas durante a campanha Abril Azul. O evento reuniu especialistas, mães, pais, professores, psicopedagogos e neuropediatra para falar sobre o tema: “A criança com autismo em Sergipe”.

Para a republicana, o Transtorno do Espectro Autista é uma condição complexa, que muda a vida não apenas das crianças que o vivenciam, mas também suas famílias e comunidades. Ela ressaltou que em todo o mundo, as taxas de diagnóstico deste transtorno estão aumentando, sendo essencial que todos estejam preparados para enfrentar os desafios que isso traz, especialmente aqui em no estado.

“Como legisladores, é preciso ter o dever e a responsabilidade de garantir que todas as crianças, independente de suas necessidades específicas, tenham acesso à educação, cuidados de saúde e apoio adequados. No entanto, sabemos que muitas vezes esses recursos são escassos e insuficientes, deixando as famílias e as crianças autistas em uma situação de desamparo. É fundamental que trabalhemos em conjunto para melhorar a qualidade de vida dessas crianças e suas famílias. Precisamos investir em programas de educação inclusiva, capacitando nossos professores e profissionais de saúde para entenderem as necessidades específicas das crianças com autismo e fornecerem o suporte necessário para seu desenvolvimento. Por isso fiz questão de propor esse espaço de diálogo e conhecimento para todos, para que juntos possamos construir políticas públicas efetivas para as pessoas com TEA em Sergipe”, destaca.

Carminha também chamou atenção para a necessidade de maior conscientização e aceitação por parte da sociedade sobre o autismo. “Devemos promover a inclusão e a igualdade, combatendo o estigma e a discriminação que muitas vezes cercam essa condição,” declarou, comprometendo-se a trabalhar incansavelmente para assegurar que as crianças com autismo recebam o respeito, a dignidade e os recursos necessários para uma vida de qualidade.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Fotos: Joel Luiz/Alese

Reportar Erro
Send this to a friend