Candidatura da primeira mulher à prefeitura de Guarapuava será homologada

Janaína Naumann é a primeira pré-candidata à prefeitura nos 200 anos de história da cidade

Publicado em 30/08/2020 - 14:22

Guarapuava (PR) – A pré-candidatura da biomédica Janaína Naumann já é histórica por si só. Ela é a primeira mulher a se candidatar à Prefeitura de Guarapuava nos 200 anos de história da cidade. Nunca uma mulher se propôs a disputar o cargo de chefe do Executivo Municipal, e essa candidatura está ainda mais perto de ser oficializada. Nesta segunda-feira (31), a homologação do registro dela será feita na Convenção Municipal do Republicanos e, assim, a republicana poderá concorrer às eleições 2020.

Ela fala do orgulho de fazer história no município. “Tenho muito orgulho em ser a primeira mulher, nos 200 anos de história de Guarapuava, a ousar quebrar esse paradigma na política local. O Republicanos já está escrevendo uma nova história na política de Guarapuava. Daqui há 20 ou 30 anos, os guarapuavanos irão olhar para trás e ver na história que em 2020 uma mulher foi candidata a prefeita, lutando contra 200 anos de domínio masculino na política da cidade”, conta.

O fato é que as mulheres, a partir de políticas públicas e ações de encorajamento, estão somando esforços e participando mais ativamente da vida política. Janaína explica que esse direito é algo que foi negado às mulheres por muito tempo. “A cada eleição, as mulheres estão entendendo mais o seu papel na política. As mulheres cada vez mais estão indo para a disputa das eleições com o objetivo de aumentar a representatividade, em todos os níveis políticos. E isto não é conquista, é direito negado por décadas e que agora está sendo preenchido. Sinto-me orgulhosa e feliz em ser a pessoa que representará essa mudança”.

Segundo o presidente do partido no município, Luiz Claudio Paiola, a convenção do Republicanos será histórica, pois é a primeira convenção agendada em todo o país. “Nós optamos em realizar já no primeiro horário possível para que possamos aproveitar melhor o prazo para a organização de toda a campanha. A partir de agora cada dia é importante. O Republicanos segue escrevendo a história na política de Guarapuava”, afirmou Luiz Claudio.

A convenção do Republicanos está marcada para a próxima segunda (31). Além da homologação de Janaína Naumann como candidata à prefeita, o partido definirá os candidatos a vereador. “Nós temos uma chapa completa de vereadores. São pessoas que representam a comunidade e estão preparados para ocupar uma vaga no legislativo”, acrescentou Luiz.

Texto: Gabbriela Veras / Ascom – Mulheres Republicanas, com informações do Extra Guarapuava
Foto: divulgação

Reportar Erro