Câmara do Recife realiza homenagem à autistas

Jovens escolhidos para serem homenageados fazem parte da Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (AFETO)

Publicado em 21/4/2023 - 10:00

Recife (PE) – A Câmara Municipal do Recife (PE) realizou na tarde da última quinta-feira (20), uma sessão solene em homenagem aos autistas. A iniciativa do encontro foi da vereadora Ana Lúcia (Republicanos-PE).

As crianças e adolescentes que foram homenageados durante a solenidade fazem parte da Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (AFETO), que é uma associação sem fins lucrativos, composta por pais e parentes de pessoas com diagnóstico de Autismo, e da Associação Mães e Anjos Azuis, que também oferece diversos serviços gratuitos que contribuem na promoção da inclusão de crianças autistas, e em iniciativas de apoio à suas famílias.

“Se nós, vereadores, legislamos sobre o direito dos autistas, nada mais justo que ouvi-los, e trazê-los para esse contexto onde são tomadas decisões que afetam suas vidas. Existe um provérbio africano que diz que é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança, e esse mesmo raciocínio se aplica à inclusão, pois ela não vai acontecer sem que toda a sociedade se envolva, e é isso que estamos buscando, passo a passo, dia após dia”, pontuou Ana Lúcia.

Angela Lyra, presidente da AFETO, agradeceu à vereadora Ana Lúcia pela iniciativa.

“Muitas de nós aqui presentes são mães de autistas, e saímos em luta na defesa dos direitos dos nossos filhos, mas você entende a nossa luta mesmo sem ter filhos autistas, e tem disponibilizado seu apoio. Eu agradeço, em nome de todos os autistas aqui representados. Muito obrigada”.

Para Andreza de Castro, a solenidade teve um apelo simbólico.

“Que esse momento de hoje seja profético, que a gente possa ter em breve, nessa Casa. Autistas ocupando esse espaço não como convidados, mas como funcionários. Que a gente possa ter autistas fazendo leis, autistas sendo relatores, presidentes de mesa. Quando eu recebi o diagnóstico do meu filho, pouco se falava em autismo em Recife, e quem estava falando sobre autismo e trazendo informação era a afeto. Muito do que eu aprendi mudou a vida dos meus filhos, e me impulsionou a recrutar meu pequeno exército”.

A reunião solene também contou com a participação de terapeutas, fisioterapeutas, gestores, e demais profissionais que fazem parte da Associação Afeto, e de mães que atuam como voluntárias na Associação Mães e Anjos Azuis.

Texto: Ascom vereadora Professora Ana Lúcia
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend