Câmara do Recife debate a criação de novas delegacias de atendimento à mulher 

A iniciativa reuniu representantes de órgãos locais de proteção à mulher 

Publicado em 30/8/2023 - 10:00 Atualizado em 13/9/2023 - 14:36

Recife (PE) – A Câmara Municipal do Recife (PE) promoveu, no último dia 29/08, uma audiência para debater a criação de novas delegacias de atendimento à mulher. A iniciativa foi da Vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos-PE).

A parlamentar defendeu a importância de se construir mais unidades e de estruturar as já existentes. “Eu estive na Deam, e lá o ambiente é muito insalubre, não é um ambiente adequado para os profissionais trabalharem, muito menos para que as mulheres sejam atendidas. Se fôssemos falar em uma intervenção imediata, a delegacia deveria deixar de funcionar naquele local o mais rápido possível, nós entendemos que essas ações acontecem por etapas, percebemos essa necessidade, e por isso tomamos a iniciativa de realizar esse debate”, pontuou Ana Lúcia.

O evento também contou com a participação de importantes figuras estaduais que trabalham no combate à violência à mulher, como a promotora Luciana Albuquerque Prado destacou a importância de, além de pensar em ampliação, avaliar o atendimento que está sendo oferecido às mulheres no momento, e pensar em capacitação e cuidados para os profissionais que realizam esse enfrentamento.

Já a Coordenadora da Brigada Maria da Penha do Recife, Isabel Soares, falou sobre a importância do cuidado com a saúde mental desses profissionais. “Ao final do dia, estamos exaustos, angustiados, esse trabalho nos adoece”, pontuou.

A Gerente Geral de Promoção e Cidadania e Direitos da Mulher, Avani Santana, falou sobre a relação da atuação dos legisladores com o tema. “Esse tema precisa ser trazido pelos legisladores, para que surjam novas propostas e o Executivo possa investir em políticas públicas de apoio às mulheres”.

O Delegado Richardson Silva, Assessor do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco, falou das etapas que fazem parte da implementação de uma nova delegacia. “Quando a gente fala sobre o tema, vem à cabeça um organograma, o local onde será construída, depois vem a parte orçamentária, legislativa, porque uma delegacia especializada de atendimento à mulher é criada por meio de uma Lei, que é aprovada, e depois vêm as etapas de aquisições de mobiliário, veículos, a designação de profissionais. São várias etapas, e eu me coloco aqui, enquanto Gestor Público, como facilitador desse processo”.

Pro fim, a Delegada da Mulher do Recife, Tereza Nogueira, afirmou que a proximidade às delegacias é um elemento facilitador.  Para ela, a criação de novas delegacias em outras zonas da cidade, como nas zonas oeste, norte e sul, seria importante para a população feminina residente nessas localidades, porque o elemento proximidade favorece as mulheres.

Texto e foto: Ascom vereadora Professora Ana Lúcia 

Reportar Erro
Send this to a friend