Ariana Aquino encerra as atividades da campanha “Agosto Lilás” em Paraipaba (CE)

A campanha contou com palestras, atendimento multidisciplinar e atividades para as mulheres da região

Publicado em 7/9/2021 - 08:33

Paraipaba (CE) – No último dia 2, a prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, realizou o encerramento da campanha do Agosto Lilás, que visa o enfrentamento da violência contra a Mulher. O evento aconteceu no CEI Neuba de Azevedo Baptista, durante todo o dia. Pela manhã, renomadas especialistas abordaram temas distintos e de grande relevância, como o “Fluxo da dignidade” o combate à pobreza menstrual, “Em briga de marido e mulher, se mete sim, a colher”, no combate à Violência Doméstica, e “Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando várias mulheres entram na política, muda a política”, sobre a desigualdade e violência de gênero na política.

A campanha do “Agosto Lilás” foi instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A republicana encerrou o evento falando sobre a continuação das ações de enfrentamento à toda e qualquer violência contra a mulher. “O mês de agosto acabou, mas o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher continua! Hoje, em Paraipaba, as mulheres que sofrem violência podem ser assistidas no CREAS, Delegacia Civil, Fórum e Ministério Público”, ressaltou a prefeita.

Pela tarde, a ação continuou com mutirão de atividades com diversos profissionais de saúde, como: Atendimento com Psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, advogada e profissional da educação física.

Ações do Agosto Lilás na cidade

No último dia 1º foi realizado, por meio da Prefeitura, um debate na Rádio Plus FM com a presença da Dra. Camila Silveira, militante Feminista dos Direitos da Mulher, falando sobre as questões pertinentes às múltiplas violências contra a mulher. A discussão se deu em torno dos 5 tipos de violência referida na Lei Maria da Penha: psicológica, física, sexual, moral e patrimonial.

Foi realizado também, durante o mês de agosto, atividades por meio da Secretaria de Saúde, que proporcionou, além das palestras de variadas pautas, com serviços como exames de prevenção, exames de ultrassonografia, apoio psicológico, nutricional e físico, orientação jurídica e serviços de beleza. “Na oportunidade também foi feito um ato simbólico onde sancionei a Lei Municipal Da Saúde e Dignidade Menstrual que irá beneficiar as nossas alunas adolescentes da rede de ensino municipal. Foi tudo lindo, é um verdadeiro sucesso”, disse Ariana.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend