Nesta entrevista reveladora, a republicana comemora 50 anos de uma vida dedicada à política, marcada por lutas, aprendizados e muitas conquistas
Publicado em 20/3/2024 - 15:31
Canoas (RS) – Com cinco décadas dedicadas à política, Beth Colombo se estabelece como uma figura inconfundível no cenário político do Rio Grande do Sul, particularmente na luta pela inserção e reconhecimento das mulheres neste campo. Nesta entrevista reveladora em comemoração ao Mês da Mulher, a história de Beth é um testemunho de perseverança, liderança e inovação, inspirando não apenas mulheres a se envolverem na política, mas a sociedade como um todo a reconhecer o valor inestimável da inclusão feminina.
“A minha história com a política começou aos 16 anos, e desde então não parei mais”, comenta ao revelar, com muita alegria, que já são 50 anos de uma vida dedicada à política, marcada por lutas, aprendizados e muitas conquistas.
Sua jornada desde a presidência de um grêmio estudantil até a Secretaria Estadual do Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul revela não apenas uma carreira política, mas uma missão de vida.
Entre as funções públicas que exerceu, Beth foi secretária de Educação por quatro vezes, secretária de Saúde, diretora de escola, além de vice-prefeita por dois mandatos. Para ela, é importante valorizar as diferenças que as mulheres trazem para a política: “Não somos melhores que os homens, mas somos diferentes. Trazemos para dentro deste convívio a capacidade de administrar conflitos, ser organizadas, afetivas e também ser positivas.” Facilmente se nota que a percepção de Beth não só enfatiza a necessidade de uma política mais inclusiva, mas também celebra as contribuições únicas que as mulheres oferecem ao liderar e gerenciar nos mais diversos contextos.
Durante a entrevista, a secretária compartilhou seu compromisso e satisfação com o Republicanos, onde ela encontrou os valores que sempre buscou na política. “Pode ter certeza que não sairei (do Republicanos), aquilo que eu buscava na política desde os meus 16 anos, encontrei no Republicanos. Seriedade, honestidade, competência, respeito, consideração e, especialmente, essa evolução que estamos tendo em relação ao apoio e o reconhecimento da presença da mulher nas decisões políticas.”
A republicana fez questão de mencionar o apoio do presidente estadual, deputado federal Carlos Gomes, que tem sido extremamente necessário para o fortalecimento e ampliação do movimento em todo o estado. Ainda assim, ela afirma que alguns colegas de partido resistem em dar espaço e oportunidade para as mulheres contribuírem. “Tenho que reconhecer que já avançamos muito, mas temos ainda muitos presidentes resistentes. Temos situações em que a mulher ainda tem que forçar para ser reconhecida e ser, inclusive, olhada como alguém que possa de fato contribuir para o partido, para política”.
Sua disposição para as eleições municipais de outubro, pronta para assumir qualquer papel que o partido considere melhor para o coletivo, reflete seu compromisso inabalável com seus ideais e com o futuro do seu estado e país.
“Estou à disposição do partido naquilo que o partido entender que seja melhor para o coletivo. Se é ser candidata a prefeita, se é ser candidata a vice, se é reforçar a nominata para aumentarmos a bancada, estou à disposição, livre, solta, feliz, porque qualquer uma das condições, estarei fazendo o meu melhor. E também se não for nenhuma coisa, nem outra, serei um cabo eleitoral atuante dos meus parceiros daqui do nosso partido, em Canoas”, afirmou.
Perguntada sobre os frutos do trabalho com o Mulheres Republicanas no estado, Beth comemora ao falar que o Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de republicanas filiadas. Ao mesmo tempo, ela sabe que a responsabilidade de continuar crescendo aumentou, principalmente, diante do empenho da senadora Damares Alves, secretária nacional do movimento, na ampliação do trabalho em todos os estados.
Beth também comentou sobre a chegada de inúmeras mulheres com mandatos, que estão se filiando na janela partidária, mas fez questão de compartilhar uma experiência recente e impressionante ao atrair para o partido uma mulher forte e influente, que foi despertada para a política pela primeira vez. “Fui falar com uma mulher (empresária) que jamais se envolveu politicamente com qualquer partido… depois de meses, ela definiu que será a nossa candidata a prefeita na cidade… e tudo isso, sem o Republicanos existir na cidade ainda!”, disse Beth comemorando o crescimento do movimento pelo estado.
Além dos desafios e conquistas, Beth celebra o sucesso do Troféu Mulher Nota 10, cuja sexta edição foi realizada no último dia 16, dentro das comemorações do Mês da Mulher. A iniciativa transcendeu seu propósito original de homenagear mulheres pioneiras, tornando-se um evento emblemático que celebra o poder e a influência feminina em todas as esferas da sociedade. “O evento… é apresentado pela imprensa como o Oscar republicano,” comenta, ilustrando o impacto e a importância da cerimônia. Já foram agraciadas 60 mulheres desde sua primeira edição, incluindo escritoras, juízas, pilotos, médicas, políticas e outras.
Conversar com Beth Colombo é como abrir um livro de história viva, onde cada capítulo revela não apenas os desafios enfrentados pelas mulheres na política, mas também as vitórias alcançadas através da tenacidade, da inteligência e do coração.
Brefe perfil
Lúcia Elisabeth Colombo Silveira, natural de Canoas (RS), casada com Francisco Biazus. Mãe de três filhos e avó de quatro netos. Professora municipal aposentada, foi secretária municipal de Educação de Canoas, cargo que ocupou por quatro vezes. Cursou Magistério, com especialização em Deficiência Mental pela Unilasalle. Especialista em Alfabetização pelo GEEMPA. Alfabetizadora do (MOBRAL). Vice-diretora da Escola Santos Dumont; diretora da Escola Rio de Janeiro; diretora do DEPESA (Departamento de Projetos Escolares).
Exerceu o cargo de delegada estadual da Fundacentro. Coordenadora de Saúde Pública e secretária de Saúde juntamente com o mandato de vice-prefeita de Canoas. Fez parte da Comissão de Direitos e Cidadania da Assembleia Legislativa do RS. Recebeu as honras ao mérito Grandes Líderes do RS; Mulheres Expressão RS; Destaque Mulher Progressista; Profissional Destaque pelo Sindilojas e Fecomércio; Troféu Distinção da ASMC em três ocasiões; Distinção Amigos da Polícia Civil por duas vezes. Secretária Estadual do Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul.
Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Fotos: Divulgação