Retrospectiva 2023: Ações e iniciativas que transformaram o Mês das Mulheres

Do ativismo à premiação: um panorama das ações republicanas que marcaram março

Publicado em 10/1/2024 - 14:20 Atualizado em 30/1/2024 - 15:51

O mês de março no Mullheres Republicanas foi marcado pela luta por mais proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) apresentou o Projeto de Lei 309/23, para que os membros das equipes de todos os níveis de atenção à saúde tenham acesso a cursos de capacitação em procedimentos humanizados e qualificados de atenção a mulheres vítimas de violência. Ainda em São Paulo, a Secretaria de Políticas para a Mulher, liderada por Sonaira Fernandes (Republicanos-SP), organizou a “Semana Una-se, Mulher”, de 20 a 24 de março, que ofereceu palestras, exposições, debates, serviços gratuitos, atendimento de saúde e outras atividades para o público feminino no Memorial da América Latina.

No Rio de Janeiro, os serviços públicos estaduais de atendimento às mulheres passaram a utilizar o Formulário de Avaliação de Risco em Violência Doméstica e Familiar, conhecido como Frida. A determinação ocorreu após sanção da Lei 9.978/23, de coautoria da deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ).

O Mulheres Republicanas também promoveu em diversos estados eventos e homenagens em alusão ao Dia Internacional da Mulher. No Pará, as republicanas realizaram no dia 4 de março um evento dedicado ao cuidado com a saúde física e psicológica da mulher, além de vários serviços gratuitos, como por exemplo, atendimento jurídico, social, nutricional, atendimento ao cidadão e orientações sobre o exame Papanicolau, que dá o diagnóstico precoce de qualquer alteração no colo do útero.

A vereadora de Anápolis (GO) e procuradora Especial da Mulher, Cleide Hilário (Republicanos-GO), inaugurou a sala de atendimento da Procuradoria Especial da Mulher do município com o objetivo de combater todas as formas de violência contra as mulheres.

O esporte tem o poder de transformar vidas, e pensando nisso, a prefeita de Francisco Morato (SP), Renata Sene (Republicanos-SP), junto à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, homenageou 16 mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação profissional na cidade com o Troféu 8 de Março – Mulheres de Destaque no Esporte, entre mulheres que exercem profissões como médica, professora, atleta, fisioterapeuta, nutricionista, e outras que são inspirações para todas as mulheres.

O Mulheres Republicanas do Rio Grande do Sul realizou a 5ª edição do Troféu Mulher Nota 10, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Todos os anos dez personalidades femininas gaúchas são escolhidas para serem homenageadas por conta de suas trajetórias, contribuição para participação de mulheres em diferentes setores e segmentos da sociedade. O movimento também realizou o primeiro Grande Expediente “Mulheres que Inspiram: Construindo Histórias“, evento idealizado pela deputada estadual Eliana Bayer (Republicanos-RS).

Também houve uma homenagem ao Centro de Referência Clarice Lispector, e às mulheres que venceram e lutam contra a violência doméstica e familiar, realizado na Câmara Municipal do Recife por iniciativa da vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos-PE).

O mês de março também ficou marcado pela posse de Tami Aso, como nova secretária municipal do Mulheres Republicanas de Porto Alegre (RS), e pela chegada de novas filiadas ao partido. O diretório municipal de Nova Santa Rita (RS), comemorou o ingresso de 60 mulheres no partido na edição do “Filia 10”, campanha estadual de filiação nos municípios gaúchos. A programação seguiu com uma série de eventos de filiação por todo o estado e o lançamento do “Seminário Regional Formando Novas Líderes”.

No Mato Grosso do Sul, a executiva do Mulheres Republicanas realizou o “Avança Mulheres Republicanas MS”, no plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande com o objetivo de fomentar a inserção de mais mulheres na política.

Para encerrar o mês em grande estilo, foi realizado no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, por iniciativa da vereadora, Ireuda Silva (Republicanos-BA), a 2ª edição do Prêmio Mulher Notável, que na oportunidade reunia centenas de pessoas na capital baiana.

Texto e arte: Ascom Mulheres Republicanas

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend