Nunca é tarde para conquistar

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 21/04/2022 - 09:10

Tarde demais para realizar meus sonhos! Essa declaração é constantemente proferida por nossos idosos. Mas isso não é verdade, nunca é tarde demais para realizar um sonho. Temos diversos exemplos que nos inspiram a não nos deixar limitar ou intimidar pelo quesito idade. Conseguimos identificá-los em diversos lugares do mundo.

O aposentado Simão Sklar colou grau aos 94 anos e teve o prazer de receber das mãos do filho o tão sonhado diploma de conclusão no curso de direito, em 2019. O senhor Merrill Pittman Cooper, de 101 anos, que foi impedido de concluir o Ensino Médio na sua juventude, realizou o sonho de se formar na escola mais de 80 anos depois.

No campo esportivo, os atletas com mais de 100 (anos) podem viver seu momento de ouro na melhor idade. O japonês Hidekichi Miyazaki, de 105 anos, bateu o recorde mundial de corrida na categoria sênior, em 2015. A japonesa Mieko Nagaoka bateu o recorde na natação em 2014, aos 100 anos, foi a primeira pessoa de sua idade no mundo a nadar 1.500 m livres em piscina de 25 metros, em 1h 15min. No Brasil, temos Laura de Oliveira, uma atleta brasileira que bateu um recorde mundial na natação, em 2019, na prova dos 50 metros peito, aos cem anos de idade. Ela se tornou a primeira nadadora brasileira com 100 anos ou mais a participar de uma competição oficial. E mais: estabeleceu um novo recorde mundial para mulheres entre 100 e 104 anos nos 50 metros peito: dois minutos, 49 segundos e 91 centésimos.

Subir o Everest é possível para quem tem mais de 60 anos, foi o que aconteceu com Tamae Watanabe, que conquistou o monte mais desejado do mundo aos 73 anos. Por outro lado, o homem mais idoso do mundo a escalar o Everest foi Yuichiro Miura, um japonês que logrou alcançar o topo do monte aos 80 anos.

Quanto ao exercício da cidadania, Maria Severina da Conceição, conquistou esse direito aos 111 anos, quando recebeu pela primeira vez a sua Carteira de Identidade.  A idosa, do interior do Pernambuco, está entre as pessoas mais velhas do Brasil. Com o documento a idosa vai atualizar os cadastros pendentes e restabelecer todos os benefícios aos quais tem direito.

Avance! Não se detenha em seus objetivos por causa da sua idade. Nunca é tarde para aprender e realizar novas atividades. Existirão desafios, mas se você acreditar em você e se empenhar conseguirá alcançar o que tanta almeja. Nunca é tarde para conquistar um sonho!

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Reportar Erro
Send this to a friend