Mulher idosa no Brasil

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 25/03/2021 - 09:32

Mês da mulher é mês de celebração, de reflexão e de conscientização!

As mulheres desempenham diversos papéis em nossa sociedade. Ao longo da história, em meio a tantas lutas, elas contribuíram para transformar a realidade socioeconômica e política vivenciada no Brasil.

Com muito esforço, conquistaram o direito de votar e serem eleitas, e têm assumido cada vez mais funções e papéis de influência na sociedade. Hoje, além de serem esposas, mães, avós, chefe de família e arrimos do lar, elas ocupam cargos de chefias, de comando, políticos, e ainda são capazes de incorporar outras atividades que apareçam, fazendo-as com eficiência.

Mas, mesmo contribuindo de forma fundamental para o crescimento e estruturação da sociedade, muitas sofrem com a discriminação social, política e econômica. Às vezes com tripla jornada de trabalho, elas travam uma luta diária para alcançar os objetivos almejados. Ainda assim, são elas que possuem maior expectativa de vida, em consequência de uma menor mortalidade, principalmente na fase do envelhecimento.

Essa trajetória faz de cada uma dessas mulheres símbolo de luta, consciência, valores e conquistas na defesa de sua participação na vida política, social, econômica e familiar.

Como defensor dos idosos, não poderia deixar de reconhecer e enaltecer a importância da mulher idosa em nossas vidas. Ser mulher é desafiador, em especial, quando se somam os desafios de “ser mulher” com idade avançada. Mas não há dúvidas, que existe um lugar para a mulher idosa em nossa sociedade, e esse lugar não é de coadjuvante, mas de protagonista de sua própria história, que carrega consigo saberes, experiências e conhecimentos construídos ao longo dos anos, capazes de transformar vidas.

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Reportar Erro
Send this to a friend