Avó, mãe duas vezes!

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 05/05/2022 - 09:03

No dia 8 de maio, comemoraremos mais um “Dia das Mães”, uma data oportuna para reconhecermos e celebrarmos o dom da maternidade e reafirmando o quão importante elas são para as suas famílias, pois são mais do que exemplo de amor, dedicação, profissionalismo e superação, são pilares fundamentais de uma sociedade mais justa e igualitária. Elas enfrentam inúmeros desafios, dentre eles a dupla jornada e muitas vezes até tripla.

A nova realidade, no que diz respeito a longevidade, tem permitido que os idosos participem ativamente da vida de seus familiares. As mulheres idosas, em especial, assumem papeis importante frente às novas configurações familiares. Não são raros os casos de avós que aceitaram a tarefa de cuidar de seus netos, oferecendo-lhes cuidados e apoio, para que os pais possam trabalhar tranquilos.

Ademais, têm-se evidenciado situações em que as avós se tornam cuidadoras integrais e até legais dos netos. Diante dessa participação efetiva na criação dos netos, a Lei nº 12.398/2011 estende aos avós o direito à convivência com os netos, reafirmando a importância da continuidade do convívio entre eles.

Convém lembrar que os avós há muito vêm sendo obrigados pelas decisões judiciais a prestarem alimentos aos netos, ainda, que de forma subsidiária, ou seja, para complementar a pensão alimentícia paga pelos genitores. Logo, a recíproca deve ser verdadeira, pois se os avós têm a obrigação de sustento, (art. 1.698, Código Civil), nada mais justo, que tenham o direito de convivência, imprescindível para o bom desenvolvimento psicossocial dos netos.

É certo afirmar que a manutenção de laços com os avós traz incontáveis benefícios à educação e ao bom desenvolvimento da criança e do adolescente. Por isso, neste dia das mães presto minhas homenagens a todas as mães do nosso país, em especial as avós, mãe duas vezes, capazes de cravar na memória o mais verdadeiro sentimento de amor que protege e nos guia pelos caminhos da vida.

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

 

Reportar Erro
Send this to a friend