10 maneiras que os jovens podem contribuir na luta contra a Covid-19

Artigo escrito por Renato Junqueira, secretário nacional do Jovens Republicanos

Publicado em 30/03/2021 - 14:55

Hoje, 30 de março, comemoramos o Dia Mundial da Juventude. Nossos jovens constituem um dos recursos humanos mais importantes para o desenvolvimento do país e de nossa sociedade como um todo. Em 2021, passamos por um dos piores momentos de nossa história recente, com uma crise sanitária e econômica sem precedentes e que afeta a vida de todos nós de forma direta. Neste cenário, os jovens possuem um papel fundamental na luta contra a Covid-19, seja na linha de frente ou no trabalho indireto.

Com o avanço da pandemia, a juventude demonstra continuamente seu senso de liderança em suas comunidades e países. De acordo com o plano das Nações Unidas de combate à Covid-19, a juventude mundial é uma das categorias mais afetadas socioeconomicamente, mas que mesmo assim, atua diretamente na resposta global ao vírus.

Abaixo listamos algumas maneiras que os jovens líderes podem lutar contra nossa atual situação. São elas:

1 – Escutar os médicos e cientistas: lave suas mãos, use álcool em gel, evite aglomerações, use máscara e procure um médico imediatamente ao sentir qualquer sintoma.

2 – Instrua seus familiares e amigos: vivemos em uma era de fake news e por isso a informação de qualidade e de fontes seguras nunca foi tão importante. Seja responsável, cheque cada informação antes de compartilhar e se torne um ponto de calma em meio a tanto desespero.

3 – Seja voluntário: a crise, além do fator de saúde, afeta diretamente a economia do país e, por isso, você deve encontrar oportunidades de ser voluntário em sua comunidade para ajudar aqueles que mais precisam.

4 – Faça doações: encontre instituições confiáveis e ajude financeiramente, se possível, no combate ao vírus. A economia afeta a vida das pessoas, assim como o vírus.

5 – Cobre e apoie seus governantes: converse com seus representantes, cobre ações concretas e apoie o governo em suas decisões democráticas.

6 – Use as redes sociais: já falamos no papel do jovem na instrução de amigos e familiares e a importância de compartilhar informações corretas. Por isso, só coloque em suas redes sociais informações verídicas. Cheque antes de compartilhar. Hoje, lutamos contra duas pandemias, a da Covid-19 e a das fake news.

7 – Mantenha a saúde mental: além de lutar contra a pandemia, devemos resguardar nossa saúde mental. O isolamento social coloca stress adicional nos indivíduos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade, sem acesso à internet e informação. Apoie grupos de saúde mental de sua comunidade, pois somente unidos conseguiremos vencer a pandemia.

8 – Seja resiliente: jovens são resilientes por natureza. Se um caminho não está dando certo, escolha outro. Pare de culpar os outros, fuja da procrastinação e cuide bem da sua autoestima.

9 – Cuide do próximo: ajude os mais velhos, participe de campanha de arrecadação de alimentos e ajude os estão na linha de frente do combate a pandemia. Sua ajuda, por menor que seja, faz a diferença na vida de uma pessoa.

10 – Atualize o seu cadastro: atualizando o seu cadastro, você estará apoiando nossa gestão até aqui e compartilhando da nossa esperança por dias melhores! Não deixe de atualizar seu cadastro pelo site www.atualiza.republicanos10.org.br e receba todas as informações do partido. Essa é sua melhor fonte contra a fake news.

Para saber mais sobre o papel dos jovens em nossa sociedade acesse os canais do Jovens Republicanos.

*Renato Junqueira é secretário nacional do Jovens Republicanos

Reportar Erro
Send this to a friend