Viva as mulheres e as mulheres negras eleitas do Brasil

Mensagem da Secretária Nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes

Publicado em 25/11/2020 - 08:00

Estamos na semana da Consciência Negra, a data foi comemorada no último dia 20, e nosso partido elegeu inúmeras candidatas negras. Foram vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas. Ainda com pouca representatividade no registro de candidatura, mas com números expressivos de mulheres que entraram nas eleições e saíram vencedoras. Apesar do aumento, ainda é uma ocupação que precisa melhorar, mas a evolução faz parte do processo.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no pleito municipal realizado no último domingo (15), as vereadoras eleitas (9 mil) representam 16% do total, frente a 84% de homens eleitos (47,3 mil), para as câmaras municipais. 6,3% das vereadoras eleitas são mulheres negras. O levantamento indica que o número de mulheres não brancas que se elegeram vereadoras aumentou 22,84% em relação à eleição de 2016.

A luta ainda não acabou, mesmo com campanhas enfáticas sobre o fim do racismo às vésperas do dia nacional da consciência negra, a primeira vereadora mulher negra eleita, em Joinville (SC), Ana Lúcia Martins (PT), recebeu ameaças de morte em suas redes sociais e precisou recorrer à polícia. Não é nenhuma novidade que muitas mulheres sofreram muito nestas eleições. A violência política existe e esta situação se agrava principalmente quando o alvo é o povo negro.

Porém é necessário que a gente dê a volta por cima, que a gente denuncie, grite e seja cada vez mais vista e ouvida. Que 2021 seja de vocês, mulheres eleitas, pretas, pardas e brancas! Que seus mandatos sejam em prol de mais direitos, por conquistas de mais espaços e de respeito. Contem comigo, republicanas, no Congresso Nacional.

Mensagem da Secretária Nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara

Reportar Erro
Send this to a friend