Uma vida dedicada à política

No dia do seu aniversário, Tia Ju analisa sua vida política e reforça a inserção de mais mulheres na política

Publicado em 19/01/2022 - 13:53

Olá, mulheres republicanas de todo o Brasil!

Completo, hoje, 54 anos de idade. Destes, sete são dedicados à vida política, como deputada estadual, graças ao meu partido, o Republicanos.

Porém, se alguém me perguntar, de fato, há quanto tempo estou na política respondo, sem sombra de dúvidas: a minha vida inteira.

Se a gente pegar o pensamento de Aristóteles, ele observa que o homem é um ser que necessita de coisas e dos outros, sendo, por isso, um ser carente e imperfeito, buscando a comunidade para alcançar a completude. E a partir disso, ele deduz que o homem é naturalmente político.

Eu vou um pouco mais além e, entendendo as evoluções sociais desde então, ouso dizer que a mulher é um ser político mais atuante!

Dados do IBGE dão conta que as mulheres gastam 24 horas por semana em atividades domésticas não remuneradas, enquanto os homens declararam usar 10 horas nas mesmas tarefas. Além dos afazeres de casa, mulheres atuam em tarefa de políticas públicas e de autonomia econômica.

Eu, por exemplo, nasci na Bahia, em Conceição de Jacuípe, no interior estado, ganhei esse carinhoso apelido de Tia Ju ainda muito jovem, quando realizava trabalhos educativos voluntários com crianças carentes, adolescentes infratores e dependentes químicos na minha cidade natal. Ali eu já fazia política!

Também fui coordenadora da Educação Bíblica Infanto-Juvenil (EBI), e supervisionei e trabalhei em conjunto com diversas equipes na criação e desenvolvimento de projetos pedagógicos infanto-juvenis ligados à educação e à formação de valores, por meio de diversos meios, com destaque para os manuais, jornais, revistas impressas e publicações digitais.

Ali eu também já atuava em políticas públicas!

Sou Mãe por adoção do Moisés, e luto na causa da adoção, em especial, da adoção tardia, voltada para crianças com mais de 8 anos, com irmãos ou com alguma doença, que me fez ser reconhecida como madrinha da Caminhada da Adoção, que acontece, anualmente, na Praia de Copacabana.

Essa minha militância na causa da adoção que sempre tive também é um ato político!

Uso meu exemplo de vida porque minha vida é muito parecida com a vida de diversas mulheres deste Brasil afora.

Por isso, vai aqui a minha reflexão: lugar de mulher – como eu, como você – é na política. Porque esse espaço sempre foi nosso por natureza!

Quer me dar um presente no meu aniversário? Venha para o Republicanos. Venha se filiar ao nosso partido, conhecer nosso Movimento e exercitar a sua vocação natural para atuar na política e mudar a realidade do seu município, do seu estado, do nosso país.

Um forte abraço e que Deus abençoe a todas e a todos!

Mensagem da secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual tia Ju

Reportar Erro
Send this to a friend