Trabalhadores que não fogem à luta, parabéns!

Mensagem da secretária nacional do Mulheres Republicanas, Rosangela Gomes

Publicado em 29/04/2020 - 10:50

Olá, republicanas!

Nestes dias tão complicados e turbulentos para o nosso país, os trabalhadores que carregam o nosso Brasil nas costas comemoram o Dia do Trabalhador, em 1º de maio. A data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações que se desencadeou a partir de uma greve geral, lá na década de 80.

Estamos vivendo períodos diferentes. Hoje, muita gente tem que ficar em casa, outras foram demitidas de seus empregos por causa da crise econômica. E o pior de tudo isso é que os mais pobres são os mais prejudicados. Os trabalhadores informais, as empreendedoras, empregadas e muitos desses trabalhadores agora precisam contar com a sorte.

Porém, é importantes termos fé em dias melhores. Na contramão de todas essas notícias ruins, a gente vê muita gente se reinventando. Costureiras que produziam peças de roupas estão fazendo máscaras de proteção, restaurantes se reestruturaram e investiram no delivery, muita gente nos desafios do home office. Esses exemplos só nos mostram o quanto os brasileiros não fogem à luta.

Mais precisamente as brasileiras. Muitas de nós trabalhamos na informalidade. Somos empregadas, merendeiras, secretárias, artesãs, produtoras, feirantes. Elas que tinham que lidar com desafios diariamente, se mostram ainda mais resilientes neste período. Parabéns, à todas as trabalhadores do nosso país, mas principalmente àqueles que lutam diariamente diante de todos os desafios.

Rosangela Gomes
Secretária Nacional do Mulheres Republicanas

Reportar Erro