Mulheres, preparem-se!

Mensagem da secretária nacional do Mulheres Republicanas, Rosangela Gomes

Publicado em 12/02/2020 - 16:01

Olá, republicanas!

Hoje, eu quero falar diretamente com as mulheres que querem, nas eleições que estão batendo à porta, concorrer a um cargo político. A necessidade da mulher na política é mais do que clara porque sabemos que é só assim que vamos reafirmar a nossa democracia. Até porque ela só é exercida quando, no poder, temos pessoas plurais.

Sabendo da importância disso, e é necessário que você, pré-candidata, se prepare! Primeiro de tudo, é importante que você saiba que a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, lançou o site #Participa Mulher, em homenagem às mulheres que fizeram e ainda fazem história na vida política e na Justiça Eleitoral.

Na página, você consegue encontrar os progressos da legislação sobre a igualdade, perfis de mulheres que propiciaram avanços políticos significativos, inclusive na própria evolução da Justiça Eleitoral, visando a ampliar os direitos das brasileiras tanto na esfera eleitoral quanto na partidária.

Além de acompanhar fielmente as nossas redes sociais, onde você vai encontrar informações sobre as eleições, é importante que você fique de olho no site do TSE. Várias respostas, dúvidas e questões serão disponibilizadas lá.

Você, candidata, tem que se atentar a diversos detalhes. A nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento e o domicílio na respectiva circunscrição eleitoral há pelo menos seis meses, a filiação partidária por igual período de tempo e a idade mínima estabelecida para o cargo eletivo são as condições de elegibilidade apontadas pela resolução.

Ao longo da semana vamos, ainda, disponibilizar mais informações necessárias para a sua candidatura. É importante que nenhum detalhe passe despercebido. A luta pelos cargos e pela democracia será ganha também nos detalhes. Fiquem ligadas aqui no portal e nas nossas redes sociais.

Rosangela Gomes
Secretária Nacional do Mulheres Republicanas

Reportar Erro