A violência contra as Mulheres e os 21 dias de ativismo!

Mensagem da secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju

Publicado em 23/11/2022 - 13:48

Olá Mulheres Republicanas de todo o Brasil,

Iniciamos no último dia 21, a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Brasil, os 16 dias se ampliaram para 21 dias: para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

A data traz reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades e o Mulheres Republicanas está junto, na luta contra a violência!

E a violência atinge todas as áreas, não apenas física, mas psicológica e patrimonial. Para se ter ideia a diferença de salário entre mulheres e homens na mesma posição existe e é provada por meio de pesquisas e essa desigualdade fica ainda mais evidente quando estamos falando de mulheres negras. Mulheres brancas têm seus salários defasados em 30%, enquanto as mulheres afrodescendentes ganham 80% menos que os homens brancos.
Segundo pesquisa do IBGE, apesar das mulheres serem maioria no mercado, seus salários continuam muito inferiores aos dos homens. Essa mesma pesquisa aponta para o aumento de mulheres chefiando a casa. O instituto confirmou que mais de 30% dos lares têm mulheres como responsáveis pela renda, e mesmo assim, os salários entre gêneros ainda é uma questão sem solução.

Outro problema latente é o preconceito que a mulher sofre no dia a dia de trabalho. Além de constantes assédios sexuais, existem os assédios morais. Um bom exemplo é a clássica pergunta nas entrevistas de trabalho: “você pretende engravidar em curto prazo?”. A gravidez é uma questão feminina e não deve ser levada em consideração como requisito para preencher uma vaga. Gravidez não qualifica ou desqualifica um profissional.
Além das questões relativas às remunerações injustas, a jornada de trabalho também é um problema. Segundo pesquisa da ONU, as mulheres trabalham duas vezes mais que os homens, porque até hoje as tarefas domésticas e cuidados com os filhos ainda são responsabilidade só da mulher.

Quanto mais falarmos e nos unirmos, vamos quebrando os tabus, os preconceitos e o sistema que exclui as mulheres, negros e pobres.
Aqui no Republicanos, estas questões não são apenas tratadas, elas são levadas a sério!

Precisamos continuar nesta luta, todos os dias!

Um forte abraço!

Mensagem da secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju

Reportar Erro
Send this to a friend