Novos secretários do Jovens Republicanos e de Relações Internacionais tomam posse

Com desafios diferentes, eles destacam cenário político favorável para o crescimento do partido

Publicado em 27/5/2024 - 23:25 Atualizado em 29/5/2024 - 09:44

Brasília (DF) – O Republicanos realizou nesta segunda-feira (27) a cerimônia de posse do novo secretário nacional do Jovens Republicanos, Wallacy Rocha, e do secretário de Relações Internacionais, Bruno Góes, no Complexo Republicano, em Brasília (DF). O evento, conduzido pela coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (ARCO), Helen Assumpção, contou com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas, da secretária Nacional do Mulheres Republicanas e senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

O presidente do partido e deputado federal, Marcos Pereira (SP), não pôde comparecer à solenidade devido a uma convocação para sessão na Câmara dos Deputados. No entanto, enviou uma mensagem aos empossados, destacando a confiança depositada neles para fortalecer a presença do movimento no cenário político nacional e internacional.

“Quero desejar sucesso a Wallacy Rocha, que assume hoje o Jovens Republicanos, dando continuidade ao excelente trabalho realizado por Renato Junqueira. Agradeço ao Renato pelos serviços prestados em todo o Brasil ao longo desses anos. Quero também desejar sucesso e dar as boas-vindas a Bruno Góes, novo secretário de Relações Internacionais”, afirmou Pereira em sua mensagem.

Renato Junqueira, que liderou o Jovens Republicanos por mais de nove anos, falou sobre o desenvolvimento do trabalho durante seu mandato. “Todos os lugares que passei no Republicanos me amadureceram muito, e hoje, estar aqui na posse desses dois grandes amigos, Wallacy Rocha e Bruno Góes, é motivo de muita alegria. Quando olhamos para trás, vemos que todo o trabalho, dedicação e empenho valeram a pena. Desejo muito sucesso a vocês. Hoje, quem vê o Bruno não sabe o caminho que ele percorreu até chegar aqui e o quanto ele se esforçou. Em pouco mais de dois anos conosco, você aproximou o Republicanos de outros partidos de centro-direita em vários países. Você é uma pessoa que ascendeu dentro do nosso partido e que rompeu barreiras,” enfatizou Junqueira.

Durante a cerimônia, Wallacy Rocha expressou gratidão. “Nós teremos grandes desafios, mas já temos várias pastas dentro do movimento, para dar continuidade ao trabalho. Tenho certeza de que poderemos abraçar esses jovens que irão despertar para a política, e se tornarão essa fonte inesgotável de talento, fazendo o nosso partido crescer e avançar muito mais”, declarou Rocha.

Bruno Góes destacou a importância de fortalecer os laços com partidos de centro-direita de outros países e de buscar parcerias que contribuam para o desenvolvimento do Brasil. “Estar aqui hoje é um sonho se transformando em realidade. Já recebi vários convites para palestrar em outros países, como pessoa, mas em todos eles eu quis ir representando o partido, mesmo ser ter nenhum cargo, porque meu desejo é construir uma base sólida, lá fora, para o partido. Quero me colocar à disposição”, disse Góes.

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, incluindo deputados federais, estaduais e líderes comunitários, todos unidos pelo objetivo comum de promover a renovação política e o desenvolvimento do país através do engajamento juvenil.

Vários secretários estaduais do Jovens estiveram presentes para prestigiar este momento de transição, como foi o caso da secretária Itália Couto, de Belém do Pará, que veio, exclusivamente para a posse. “Liderar esse trabalho tem sido muito gratificante, pois estamos desenvolvendo ações em mais de 140 municípios do Pará. Este é um momento único e tenho certeza de que iremos crescer ainda mais”, relatou Couto.

Em seu discurso, o presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Rusembergue Barbosa, ressaltou a importância de novas ideias e a coragem para enfrentar as dificuldades.

“Esses jovens trazem consigo novas ideias, perspectivas frescas e a coragem necessária para enfrentar os desafios do nosso tempo”, disse Barbosa.

História do Movimento

O movimento Jovens Republicanos começou em 2009, fundado pela então deputada Rosângela Gomes, inicialmente como PRB Jovem. Desde então, o movimento vem superando barreiras e capacitando jovens para ocupar espaços de decisão no cenário político.

Ao longo desses 15 anos, foram realizados três Congressos Jovens em nível nacional, além de fóruns, palestras e, mais recentemente, a Escola de Jovens Líderes. Em parceria com a FRB e a Faculdade Republicana, essa iniciativa visa capacitar os participantes para se inserirem nos espaços de decisão política.

Texto: Mazé Rodrigues – Ascom FRB
Foto: Carlos Gonzaga  – FRB

Reportar Erro
Send this to a friend