Jovens republicanos debatem inovações e economia digital

O primeiro dia de palestras do Seminário Nacional de Jovens Líderes debateu Fake News, Smart Cities, Empreendedorismo e Políticas Públicas para a Juventude

Publicado em 12/8/2019 - 00:00 Atualizado em 29/6/2020 - 18:27

Brasília (DF) – Jovens empreendedores e com visão inovadora encontram no Partido Republicano Brasileiro (PRB) um espaço para debater ideias e criar soluções capazes de contribuir diretamente com o desenvolvimento econômico e social do país. Este foi o principal tema em discussão no primeiro dia de palestras do Seminário Nacional de Jovens Líderes. O evento foi realizado, nesta segunda-feira (12), pela coordenação nacional do PRB Juventude em parceria com a Fundação Republicana Brasileira (FRB).

A programação do seminário começou na Câmara dos Deputados com uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, proposta pelos deputados federais Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) e Ossesio Silva (PRB-PE). Com dois dias de evento, na nova sede nacional do PRB, em Brasília, o evento tem como objetivo promover uma imersão ao temas relacionados à juventude.

Jovens republicanos debatem inovações e economia digitalRenato Junqueira, que é o coordenador nacional do PRB Juventude, destacou que o evento contribuirá com a formação dos jovens republicanos. “Tenho certeza que vamos discutir muitas políticas públicas nestes dois dias que vão impactar diretamente na vida das pessoas. Nosso papel é de propor soluções para os problemas sociais, ajudando no desenvolvimento de projetos que levem inovação e progresso para os municípios”, frisou.

Jovens republicanos debatem inovações e economia digital

O presidente nacional do PRB e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (SP), foi o primeiro palestrante da tarde com o tema “Fake News”. O republicano explicou que o uso de notícias falsas na política tem feito estragos e destruído reputações. Ele explicou como reconhecer uma informação disfarçada de notícia. “Primeiro, é preciso identificar a fonte, desconfiar de títulos absurdos, pesquisar em outros veículos e verificar a data da publicação da notícia. Tem de fazer uma checagem completa para não espalhar fake news”, afirmou.

Sobre o combate permanente à Fake News, Marcos Pereira frisou que o Legislativo deve se debruçar sobre este tema e encontrar mecanismos eficazes para combatê-las. “Precisamos enfrentar, buscar melhores definições, critérios de competência e estabelecer maiores exigências aos provedores de conteúdo para responsabilizar os autores e também quem compartilha Fake News”, defendeu.

Jovens republicanos debatem inovações e economia digitalO jornalista e presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, levou os participantes a uma imersão no mundo da transformação digital e nas inovações que têm revolucionado a produção por meio da Indústria 4.0. Com o tema “Smart Cities – Economia Digital”, Guto Ferreira alertou sobre as oportunidade que surgiram com os impactos da inovações tecnológicas na economia.

“O emprego ‘CLT’ será dizimado e no lugar teremos mais trabalho. Mais de 300 milhões de vagas de trabalho serão criadas por meio da tecnologia da informação nos próximos 15 anos. 100% das profissões e do emprego sofreram as mudanças da economia digital. É preciso investir em conhecimento e visão de futuro para não ficar para traz”, aconselhou o presidente da ABDI.

Jovens republicanos debatem inovações e economia digitalO ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e atual secretário de Planejamento de Roraima, Marcos Jorge, falou sobre “Empreendedorismo e Melhoria do Meio de Negócios no Brasil”. O republicano destacou o papel do jovem na criação de novas oportunidades. “Precisamos discutir produção, produtividade, empreendedorismo e formar empreendedores. É gratificante ver a juventude trabalhando com suas startups, com novas ideias, investindo no futuro e criando soluções inovadoras”, disse. Jorge defendeu a inovação como caminho para o desenvolvimento da indústria e geração de riquezas no Brasil. 

A última palestra do dia foi com a secretária nacional de Juventude, Jayana Nicaretta. Ela explicou sobre o funcionamento da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e detalhou os Programas do Governo para os jovens. Nicaretta ressaltou que o governo federal está conectado com as inovações e novos desafios impostos à juventude na atualidade. “O nosso papel é integrar as políticas públicas que beneficiem a juventude. Contamos com todos vocês para ampliar as ações do governo voltadas para oferecer oportunidades para a juventude”, finalizou.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Carlos Gonzaga – FRB

Leia mais

Dia Internacional da Juventude é celebrado com sessão na Câmara

Comunicação e marketing político marcam último dia do seminário do JPRB

 

Reportar Erro
Send this to a friend