Seminário debaterá envelhecimento produtivo

Seminário será promovido pelo movimento Idosos Republicanos e ocorrerá no dia 1º de outubro, às 19h30

Publicado em 25/09/2020 - 14:58

Brasília (DF) – O Idosos Republicanos realizará, no próximo dia 1º de outubro, o seminário on-line “O Processo de Envelhecer Sem o Estigma da Inutilidade – Idosos Conscientes, Participativos e Produtivos”, em alusão ao Dia Internacional do Idoso e aos 17 anos do Estatuto do Idoso.

O seminário terá por objetivo fomentar e mobilizar o poder público na construção de políticas públicas que promovam o envelhecimento ativo, incentivando práticas mais integradoras e inclusivas. Também terá como missão conscientizar a sociedade sobre seu relevante papel na desmistificação do conceito, que se estabeleceu ao longo dos anos, reduzindo o envelhecimento a incapacidade ou a um fardo a se carregar.

Para o secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva, o seminário é mais uma oportunidade de aprimorar as políticas públicas em prol da população idosa, além de possibilitar ajuste na formulação e condução destas políticas. “O Idosos Republicanos está se consolidando como um movimento inovador e diferenciado na política brasileira, uma vez que é o primeiro movimento setorial criado exclusivamente para fomentar políticas públicas para os idosos”, comentou.

Programação

Programação

A abertura do seminário contará com a participação do presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira; do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos, Antonio Costa; do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva; e do presidente da Fundação Republicação Brasileira (FRB), Renato Junqueira.

Estão previstas palestras sobre:

Os benefícios do envelhecimento ativo na saúde do idoso, com a médica geriatra, professora da Universidade Católica de Brasília e mestre em Gerontologia, Aline Laginestra;
Eficácia das medidas protetivas previstas no Estatuto do Idoso, com a delegada diretora da Divisão de Proteção ao Idoso e Combate aos Crimes da PCRS, Cristiane Ramos;
Ageismo – Preconceito que impede a efetivação dos direitos dos idosos, com a juíza coordenadora da Central Judicial do Idoso, do CEJUSC/Taguatinga e do CEJUSC/Águas Claras, especialista em Direito Processual Civil e mestranda em Gerontologia, Monize da Silva Freitas Marques; e
–  Ações que promovem o protagonismo dos idosos,  com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antonio Costa.

Evento

O seminário será on-line e transmitido pela página oficial da Fundação Republicana Brasileira (FRB) no Youtube. O evento terá início às 19h30 com término às 22h. Os interessados devem fazer as inscrições AQUI e as vagas são limitadas. Apenas os inscritos receberão certificado, que serão enviados por e-mail informado no ato da inscrição.

Por Eulla Carvalho / Ascom – Idosos Republicanos Nacional
Fotomontagem: Ascom – Idosos Republicanos

Reportar Erro