Quirino apresenta PL para troca de pictograma que retrata pessoa idosa curvada com bengala

Projeto quer evitar o chamado etarismo e qualquer outra forma de preconceito

Publicado em 7/6/2023 - 10:32

Goiânia (GO) – O deputado Estadual Ricardo Quirino (Republicanos-GO), apresentou um projeto de lei que tem o objetivo de eliminar o uso do pictogramas que retratam idosos curvados com bengala como símbolo de atendimento prioritário nos estabelecimentos comerciais e de serviços públicos e privados situados no Estado de Goiás. O projeto prevê a substituição da imagem por uma representação de uma pessoa ereta com o indicativo “60+”. A intenção por trás dessa iniciativa é buscar uma abordagem mais inclusiva e atualizada para representar essa parcela da população.

O PL visa promover uma mudança na forma como os idosos são simbolizados nos espaços públicos, evitando estereótipos e representações negativas. A proposta sugere que seja adotada uma imagem mais condizente com a realidade atual dos idosos, refletindo sua diversidade e autonomia.

Segundo o parlamentar essa é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de representações positivas e inclusivas na sociedade, reconhecendo e valorizando a diversidade de experiências e habilidades de todas as pessoas, independentemente da idade.

Outra justificativa para o projeto, que é importante destacar que o etarismo, também conhecido como idadismo ou ageísmo, é definido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) como qualquer forma de preconceito, intolerância e discriminação direcionada a pessoas idosas. Esse fenômeno tem sido objeto de preocupação global, e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado em 2016 alertando sobre os efeitos negativos desse comportamento tanto na saúde física quanto mental dos idosos.

Saiba Mais

No final de 2022, a Câmara Legislativa do DF aprovou, o Projeto de Lei 2256/2021, que determina a troca dos desenhos das placas indicando prioridade para idosos, os chamados pictogramas, de figuras com uma pessoa curvada usando uma bengala por uma outra com a fiugura ereta com a sinalização 60+. O PL, é de autoria do deputado distrital Martins Machado (Republicanos-DF) e começou a valer em janeiro deste ano.

Para explicar a proposta, o parlamentar também alegou o chamado etarismo, ou idadismo, contra o preconceito a pessoa idosa. “Classificar o envelhecimento como velhice é atribuir ao tempo de vida de uma pessoa um diagnóstico de doença. Reforça o estigma e o ‘idadismo’, que é o preconceito de idade. Mas há caminhos para se reduzir esse tipo de preconceito”, argumentou Martins.

Texto: Ascom deputado estadual Ricardo Quirino
Foto: Carlos Costa – Assembleia Legislativa de Goiás

Reportar Erro
Send this to a friend