Proposta tem como objetivo oferecer aos surdos a possibilidade de participarem da vida política e social da capital
Publicado em 5/3/2017 - 00:00
Belo Horizonte (MG) – Tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte projeto de lei da vereadora Marilda Portela (PRB) que obriga a inserção de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os eventos públicos oficiais a serem realizados na capital.
A autora da proposta enfatiza a importância da inclusão dos surdos em todos os eventos promovidos pelo poder público, contemplando o seu direito como cidadão em sentir-se e perceber-se parte integrante da vida social. “A presença do intérprete em todos os eventos públicos oficiais realizados pelo município de Belo Horizonte é um ato mínimo desta Casa frente a tantas dificuldades enfrentadas por aqueles que possuem deficiência auditiva. Por isso, peço aos nobres vereadores a apreciação e aprovação deste importante projeto de lei”, defendeu Marilda Portela.
Com a função de ser o canal comunicativo entre os participantes que possuem deficiência auditiva nos eventos, os intérpretes de Libras têm a profissão regulamentada pela Lei 12.319/2010.
Segundo o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 220 mil pessoas em Belo Horizonte têm algum nível de deficiência auditiva. Dessas, 6.744 não conseguem ouvir de modo algum.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.