Um partido diferente

Artigo escrito por William Brigido, coordenador político do PRB em Pernambuco

Publicado em 06/05/2018 - 00:00

Poucos sabem qual é a real função de um partido político e o que ele representa para a sociedade. Mas, grande foi a sua participação no processo da construção histórica da democracia. Os partidos políticos passaram a existir na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, no decorrer da primeira metade do século 19. Antes desse período, muitos questionavam essas “associações políticas” e se realmente representavam os interesses do povo ou apenas de determinados grupos sociais.

Por meio dos partidos, os cidadãos podem propor projetos e ações, em diversos segmentos sociais; debater, criticar, apoiar ideias e proposições políticas; movimentos sociais se fortalecem… enfim, uma série de contribuição para a sociedade. O partido político é o elo entre o representante e a sociedade, pois os interesses, ou a ideologia do mesmo se coaduna com a necessidade de pessoas ou determinados grupos colaborando com as causas que incluem economia, saúde, educação, cultura etc.

No entanto, a atual crise política que vive o nosso país, infelizmente tem manchado a imagem representativas dos partidos. A ideia de que os partidos representam os interesses do povo ficou desacreditada, esse é o sentimento da população, a imagem outrora construída em função da evolução do processo democrático, está desgastada e acredita-se que já não condiz com a realidade, essa missão tem sido comprometida diante da recessão que o cenário político atual tem passado.

O partido deve representar o ideal do povo. E envolver em suas ações políticas a real necessidade da população, esse sempre foi o seu papel no contexto político da história. É inegável os importantes avanços e conquistas para nossa democracia e para progresso da nossa nação que os partidos trouxeram ao nosso país. Por isso, os valores e os ideais de um partido são tão importantes e fundamentais na continuidade dessa construção.

Nós republicanos, acreditamos que ainda podemos mudar o rumo da nossa nação. Por isso, o PRB trata os valores da ética, da moral, da boa gestão pública como prioridade. Seguimos firmes nos nossos objetivos. Temos um compromisso com a democracia, com a justiça social e com a igualdade de condição e de oportunidade para todos, essas são as bandeiras defendidas por todos nós republicanos e iremos persistir nela.

*William Brigido é coordenador político do PRB em Pernambuco

 

Reportar Erro