Governador manteve índice em relação à pesquisa passada
Publicado em 27/2/2025 - 10:38
São Paulo (SP) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue com 61% de aprovação entre os eleitores do estado, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27). O índice se mantém estável desde dezembro do ano passado e praticamente inalterado em relação a abril de 2024, quando atingiu 62%.
Por outro lado, outros 28% não aprovam o governo. 11% dos eleitores são indecisos ou não souberam responder.
Avaliação do governo tem melhora nos índices positivos
Ao analisar a avaliação do governo, a pesquisa mostrou um avanço nos índices positivos. A aprovação passou de 37% para 41%, enquanto a avaliação regular caiu de 37% para 34%. Já a percepção negativa do governo oscilou de 13% para 14%, e 11% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Atração de empresas é destaque
A pesquisa também analisou setores específicos da gestão. O maior destaque positivo foi a atração de empresas para São Paulo, que recebeu 49% de aprovação. Outros 34% avaliaram a área como regular, e 17% como negativa.
A infraestrutura e mobilidade também foram bem avaliadas, com 45% de aprovação, 37% de regular e 18% de desaprovação.
Na educação, emprego e renda, a avaliação positiva foi de 39%, enquanto os índices regulares e negativos não foram detalhados no levantamento.
Segurança pública é aprovada por 29% dos eleitores. 34% consideram ruim e 37% regular. A saúde pública é positiva para 30% dos ouvidos, sendo 32% consideram negativa e 38% regular.
Comparação com outros estados e percepção sobre São Paulo
Ao serem questionados sobre a situação do estado em relação a outros, 60% dos entrevistados acreditam que São Paulo está melhor do que outras unidades da federação, mantendo o mesmo índice de dezembro.
Já o percentual dos que acham que São Paulo está em pior situação é de 29%. Outros 11% não souberam responder.
Sobre a evolução do estado, 35% dos entrevistados veem melhorias no estado.
Tarcísio lidera cenário para reeleição
A pesquisa também perguntou aos paulistas se Tarcísio merece ser reeleito em 2026. O resultado mostra que 55% acham que sim, enquanto 36% são contra a reeleição e 9% não souberam opinar.
Em uma simulação de disputa ao governo do estado de SP, Tarcísio de Freitas aparece na liderança com 38% das intenções de voto. Ele é seguido por Fernando Haddad (PT), com 15%, e Pablo Marçal (PRTB), com 12% (atualmente, Marçal está inelegível). Márcio França (PSB) soma 6%, enquanto 21% votariam em branco/nulo ou não souberam responder.
Pesquisa
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.644 eleitores entrevistados presencialmente em São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Texto: Agência Republlicana de Comunicação (ARCO)
Fot: Foto: Sérgio Barzaghi/Governo do Estado de SP