Medida garante remuneração até cinco vezes maior que a tabela nacional e beneficiar mais de 70 cidades
Publicado em 27/8/2025 - 16:17

São Paulo (SP) – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (26), durante a abertura do 67º Congresso Estadual de Municípios, a expansão da Tabela SUS Paulista para incluir hospitais municipais de mais de 70 cidades. A medida fortalece o financiamento da atenção hospitalar e especializada no estado e atende a uma demanda histórica dos gestores municipais.
Com a nova etapa, cerca de 100 hospitais municipais passam a receber recursos complementares provenientes do Tesouro Estadual, com valores até cinco vezes superiores aos praticados pela tabela nacional do SUS.
Financiamento inédito e sustentável
Desde 2024, São Paulo é o único estado brasileiro a manter uma tabela própria de remuneração de procedimentos do SUS. Com a Tabela SUS Paulista, o governo estadual complementa os repasses federais, garantindo mais recursos para a realização de exames, cirurgias e atendimentos especializados. “A gente está dando perenidade, a gente está dando essa certeza”, destacou Tarcísio de Freitas, ao lembrar que muitos municípios enfrentam dificuldades para custear a rede hospitalar local. “Temos vários municípios que já não dão conta de fazer o custeio e, às vezes, não sabem como a conta vai fechar”, completou.
A iniciativa se soma ao IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal), programa já em funcionamento que fortalece o financiamento da atenção básica nos 645 municípios paulistas. Juntas, as duas ações formam uma estratégia integrada de financiamento da saúde pública, unindo atenção primária, especializada e hospitalar.
Como funciona a adesão e os critérios técnicos?
Para aderir à Tabela SUS Paulista, os municípios devem:
- formalizar a participação no programa estadual;
- registrar a produção hospitalar nos sistemas oficiais do SUS;
- e integrar seus leitos à regulação estadual, garantindo maior eficiência e rastreabilidade no uso dos recursos.
Atualmente, os municípios paulistas administram cerca de 8 mil leitos hospitalares, sendo mil em unidades de terapia intensiva (UTI). A nova medida impacta diretamente o financiamento de procedimentos de média e alta complexidade, contribuindo para a redução de filas e ampliação da oferta de atendimentos especializados.
Investimento adicional para infraestrutura e mobilidade
Durante o evento, Tarcísio de Freitas também anunciou a entrega de 200 ambulâncias para os municípios e 300 máquinas e equipamentos para manutenção de estradas rurais, atendendo demandas locais de infraestrutura. “Vocês podem e devem contar com o Governo do Estado de São Paulo. As portas estão abertas, e isso não depende do tamanho do município, não depende da quantidade de eleitores”, finalizou o governador.
Congresso movimenta capital paulista
Até o próximo dia 28, São Paulo recebe pela primeira vez, o Congresso Estadual dos Municípios. Realizado na novíssima Mercado Livre Arena Pacaembu, evento conta com a participação de gestores públicos de todas as regiões do estado. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e parlamentares participam de painéis temáticos sobre saúde, finanças, educação, planejamento urbano, participação feminina e Reforma Tributária.
Texto: Com informações do Governo do Estado de SP
Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP






