Secretário Eduardo Lopes participa de Fórum do Agroturismo em Sapucaia (RJ)

Na ocasião, ele elogiou as atividades da Feira do Produtor Rural da cidade

Publicado em 08/05/2019 - 00:00

Sapucaia (RJ) – O secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes (PRB), esteve no município de Sapucaia, na Região Serrana, na sexta-feira (3), onde participou de uma reunião com o prefeito Fabrício Baião, ao lado da diretora administrativa da Emater-Rio, Karla Alverca, além dos prefeitos dos municípios de Três Rios, Josimar Sales; de Paulo de Frontin, Jauldo Neto; e do vice-prefeito de Areal, Celso da Padaria.

Segundo o secretário, o objetivo do encontro com o prefeito de Sapucaia foi falar sobre os problemas da cidade, famosa pela produção de manga, um de seus negócios, e de caminhos para o desenvolvimento do agronegócio e do agroturismo. “Na ocasião, conhecemos melhor as demandas dessas regiões para entender de que forma a Seappa pode contribuir para a agricultura e a extensão rural, tarefa que cabe à Emater-Rio para a obtenção de implementos agrícolas”, disse Eduardo Lopes.

Ainda na cidade, Eduardo Lopes foi convidado pelo prefeito a participar do Fórum de Desenvolvimento, Agricultura e Turismo, que aconteceu na Casa de Cultura Manoelina Vieira Francisco, juntamente com a diretora administrativa Karla Alverca. “A secretária de Agricultura e a Emater-Rio estão de portas abertas para todos os municípios, prefeitos e secretários. Queremos ajudar e fomentar, aqui no município, projetos que gerem riqueza e contribuam com o aumento do PIB do nosso estado”, afirmou Karla Alverca.

O evento foi promovido com o intuito de apresentar as ações da Seappa e abrir oportunidade de atuações conjuntas, parcerias e cooperações com os municípios e entidades representativas, visando ao desenvolvimento sustentável do agronegócio fluminense.

“Durante a campanha, visitei os 92 municípios e sempre dizia: cada um com seus problemas e todos com muitos problemas. Essa é a realidade. O turismo rural possui um potencial enorme no nosso estado e, sem dúvidas, está muito ligado à agricultura. Aos municípios aqui representados, pelos prefeitos, secretários podem contar com a minha atuação, junto da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e da Emater-Rio”, afirmou Eduardo Lopes.

De acordo com o prefeito de Sapucaia, são os pequenos produtores que irão fazer o Rio de Janeiro avançar na produção e disputar com os outros mercados. “Precisamos trabalhar com pesquisas e tecnologias, por isso nós desenvolvemos quatro meses de pesquisas com o Sebrae. O futuro está muito voltado para ao turismo rural. É o homem do campo que gera emprego e faz com que o Brasil seja movimentado. Precisamos do apoio da Seappa”, destacou Fabrício Baião.

No fim do dia, o secretário de Agricultura participou da abertura oficial da tradicional feira do produtor rural, onde é dada a oportunidade para que o produtor e também os artesãos da cidade apresentem para a população seus produtos, como: arte, gastronomia, verduras, legumes orgânicos, entre outros.

Texto e foto: Ascom – Seappa/RJ

Reportar Erro
Send this to a friend