Republicanos oficializa pré-candidatura de General Hamilton Mourão ao Senado pelo RS

Vice-presidente da República defendeu as bandeiras do conservadorismo, da soberania nacional e do patriotismo durante evento em Porto Alegre

Publicado em 24/04/2022 - 08:05

Porto Alegre (RS) – Foi anunciada, na manhã deste sábado (23), a pré-candidatura do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, ao Senado Federal. O evento na sede da Fecomércio, em Porto Alegre contou com a presença de presidentes municipais, vereadores, secretários municipais, prefeitos, vices, deputados estaduais e federais, além dos pré-candidatos à disputa eleitoral de 2022 pelo partido.
Presidido no estado pelo deputado federal Carlos Gomes, o Republicanos foi o terceiro partido que mais recebeu filiações durante a janela partidária, totalizando hoje 43 deputados federais e 73 deputados estaduais. No Rio Grande do Sul, contabiliza 2 deputados federais e 4 estaduais. “Vamos ampliar a nossa bancada e eleger o nosso primeiro Senador republicano aqui no estado”, projeta Gomes. “Mourão é um brasileiro de missão, que olhou para a sua terra e para o seu povo e aceitou mais esse desafio, a boa missão de representar o Rio Grande no Senado” aclamou o presidente estadual. É a primeira vez que o partido planeja uma campanha ao Senado no Rio Grande do Sul.
“Um senador tem que entender a geopolítica do Brasil e do mundo, e que independência é a harmonia entre os Poderes. O Republicanos é um partido que prega o estado soberano e a família como cerne da sociedade. Espelha o espírito patriota e o pensamento conservador, e ser conservador nunca foi ser retrógrado, não é olhar para trás. O conservador entende que a experiência nos ensina”, avaliou Mourão, sob aplausos da militância.
Também integraram a mesa da cerimônia o ex-deputado federal e ex-secretário estadual de Esporte e Lazer, João Derly; as deputadas estaduais Fran Somensi e Franciane Bayer, o ex-ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira; os deputados estaduais Sergio Peres e Tenente Coronel Zucco; a deputada federal Liziane Bayer, além da líder das Mulheres Republicanas do RS e secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo.
No encontro de mobilização partidária também foi realizada a filiação da esposa do vice-presidente, Paula Mourão, e do vice-prefeito de Bom Retiro do Sul, Eder Eduardo Muller Ciceri. O evento contou com a presença do coordenador da Igreja Universal no Rio Grande do Sul, Bispo Guaracy Santos, que fez uma oração com os participantes na abertura do evento..
Trajetória
General da reserva do Exército Brasileiro, o vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão soma 46 anos de serviços prestados à instituição. Natural de Porto Alegre, é casado e pai de dois filhos. A vice-presidência da República é o seu primeiro cargo eletivo, conquistado no pleito de 2018, na chapa encabeçada pelo atual presidente da república, Jair Bolsonaro.
Expansão republicana
Nos estados, o Republicanos celebra as filiações do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, além do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta.
No último mês de março, ingressaram no partido o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e Damares Alves, ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A atual titular da pasta, Cristiane Britto, também é mais um nome que a legenda comemora. No Rio Grande do Sul, um novo passo no projeto de expansão republicana foi dado no ano passado, com a filiação do deputado Ronaldo Nogueira. E no mês de março, Liziane Bayer passou a integrar com Carlos Gomes a bancada republicana gaúcha na Câmara Federal.
Na Assembleia Legislativa do RS, o Republicanos agora registra um total de quatro parlamentares, a maior bancada da sua história. A conquista deu-se a partir da filiação dos deputados estaduais Tenente Coronel Zucco e Franciane Bayer, ampliando a representação do Republicanos, que já contava com Sergio Peres e Fran Somensi.
Texto:  Karine Bertani (MTE 9427) – Colaboração: Anderson Barros
Reportar Erro
Send this to a friend