Projeto prevê atendimento prioritário para diagnosticar câncer em crianças

Projeto prevê atendimento prioritário para diagnosticar câncer em crianças

De autoria do deputado Antonio Vaz, proposta visa garantir a detecção precoce da doença em crianças e adolescentes e o imediato tratamento

Publicado em 31/10/2019 - 00:00 Atualizado em 25/6/2020 - 08:47

Campo Grande (MS) – Dar preferência em exames de crianças e adolescentes para o diagnóstico de câncer é o principal objetivo do projeto de lei protocolado pelo deputado Antonio Vaz (Republicanos-MS), na quarta-feira (30/10).

O projeto de Vaz, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, determina o atendimento preferencial e emergencial à criança, ao adolescente e ao adulto, na fase jovem (até 40 anos), com suspeita de câncer, para todos os exames na fase de diagnóstico e tratamento, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), segundo Antonio Vaz na justificativa do projeto, apontam que a incidência da doença em crianças e jovens até os 19 anos pode chegar a 12.500 canos este ano.

A doença é diagnosticada e tratada no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, incluindo o câncer. Entretanto, Vaz lembra que em muitos casos o diagnóstico precoce e o tratamento especializado podem demorar.

“A doença em crianças, adolescentes e jovens adultos entre os 19 a 40 anos precisa ser diagnosticada precocemente. Devido à dificuldade de acesso aos exames, que podem diagnosticar o câncer, muitos pacientes iniciam o tratamento, já com a doença em fase avançada dificultando a cura”, ressaltou Antonio Vaz.

Texto:  Márcia Caetano/Ascom – deputado estadual Antonio Vaz
Foto: Luciana Nassar
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend