Prevenção ao suicídio é tema de seminário na Alepe

Seminário de Valorização da Vida, Prevenção e Posvenção do Suicídio foi coordenado pelo deputado estadual William Brigido (Republicanos-PE)

Publicado em 17/09/2019 - 00:00

Recife (PE) – Durante duas horas, dezenas de jovens acompanharam o 1º Seminário de Valorização da Vida, Prevenção e Posvenção do Suicídio, realizado nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O deputado estadual William Brigido (Republicanos-PE), que coordenou e fez a abertura do seminário, disse que quebrar o tabu e falar publicamente sobre o assunto é o primeiro passo. “É importante destacar sempre esse tema nesta Casa Legislativa e abrir a possibilidade de modernizar as políticas públicas à prevenção do suicídio”, avaliou.

Os deputados presentes também fizeram questão de enaltecer o seminário e se colocaram à disposição para apoiar os projetos que venham melhorar o atendimento à saúde mental. Os palestrantes analisaram as causas do suicídio, a prevenção e o tratamento. “Ajudar as pessoas a desenvolver habilidades para lidar com as pressões da vida e entender que tristezas e insucessos fazem parte da nossa rotina, sem dúvida, é fundamental”, disse o psicanalista Lúcio Mário.

O psicólogo Clínico Anderson Santiago explicou que a depressão é o diagnóstico mais comum em suicídio, mas não o único. Segundo ele, acolher, muitas vezes, é mais importante do que falar.
Já a especialista em psicologia hospitalar Marta Batista, fez uma relação das redes sociais com a vida real. “Estamos tentando mostrar uma vida que não temos. Precisamos voltar ao mundo real, com desafios, desilusões, dificuldades e conquistas. A gente pode perder tudo, só não pode perder o olhar. Porque o olhar é o espelho da alma”, ressaltou.

Texto: Carlos Gambôa / Ascom – deputado estadual William Brigido
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: José Fernando

Reportar Erro