LDO: três emendas de João Luiz são aprovadas no AM

Emendam contribuem para avanços nas políticas públicas voltadas para o idoso, segurança e esportes no Estado do Amazonas

Publicado em 15/07/2019 - 00:00

Manaus (AM) – A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que chega hoje (15/07) às mãos do governador Wilson Lima, tem três emendas do deputado estadual João Luiz (PRB-AM), as quais contribuem para avanços nas políticas públicas voltadas para o idoso, segurança e esportes no Estado do Amazonas.

Com o apoio dos pares, João Luiz obteve a aprovação de uma emenda que modifica o inciso VI, do Artigo 37 da LDO, beneficiando diretamente os idosos. “Por meio dessa emenda modificativa, conseguimos incluir os idosos na LDO de 2020. É salutar que vejamos as políticas de assistência social como fundamentais para garantir às pessoas idosas condições mínimas de sobrevivência. Desta forma, é fundamental que o Estado esteja atento a estes processos de inclusão dos idosos”, afirmou o parlamentar.

A partir da aprovação dessa emenda, foi garantida a inclusão do atendimento de pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade social, risco pessoal e social, violação de direitos ou diretamente alcançadas por programas e ações de combate à pobreza e geração de trabalho e renda, nos casos em que ficar demonstrado o interesse público.

“Como secretário de esportes, apoiei as ações e eventos voltados à terceira idade e como parlamentar tenho ciência do quanto é importante a valorização desse grupo. Por isso, apoio e dou suporte a todos os projetos que beneficiem os idosos”, completou João Luiz.

Na área de esportes, a conquista ficou por conta da aprovação da emenda que modifica o inciso VII, do Art. 37 da LDO, que fomenta o desenvolvimento de atividades esportivas que contribuam para a capacitação de atletas.

Na avaliação do republicano, o esporte é o meio mais importante de inclusão social para os indivíduos, principalmente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. “É dever do Estado fomentar a prática esportiva. Afinal de contas, o esporte é uma ferramenta que atrai não só as crianças, mas traz um envolvimento familiar que é fundamental para uma boa formação”, ressaltou o parlamentar.

Preocupado com o fortalecimento da segurança pública, João Luiz conseguiu incluir na LDO de 2020 as despesas de ações vinculadas às funções saúde, educação, assistência social e segurança pública, além de assegurar a efetivação das ações de combate ao crime organizado e ao narcotráfico, fortalecendo, desta forma, a política estadual na atuação integrada de segurança pública.

“O Amazonas só tem a ganhar com a aprovação das emendas que buscam melhorar as condições de vida da sociedade com um todo. Atleta fortalecido, significa menos crianças e adolescente nas ruas. Idosos recebendo os cuidados devidos têm reflexo direto na redução de custos com a saúde para a grupo e fortalecer ações contra o tráfico e crime organizado gera mais segurança em nosso Estado”, concluiu o deputado do PRB.

Texto: Jeane Glay / Ascom – secretário estadual João Luiz
Foto: Mauro Smith

Reportar Erro