Fábio Freitas homenageia escola de enfermagem no Pará

Fábio Freitas homenageia escola de enfermagem no Pará

Assembleia Legislativa do Pará homenageará os 75 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata em sessão solene na segunda-feira (4)

Publicado em 01/11/2019 - 00:00

Belém (PA) – A pedido do deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos-PA), a Assembleia Legislativa do Pará homenageará, na segunda-feira (4), o aniversário de 75 anos de criação da Escola de Enfermagem Magalhães Barata – Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento atende a requerimento do deputado estadual Fábio Freitas, líder do Republicanos no parlamento estadual.

“O objetivo é valorizar e reconhecer a importância da Escola de Enfermagem nesses 75 anos de atividades educacionais, contribuindo para a formação de profissionais na área de saúde”, ressaltou Fábio Freitas.

A valorização da categoria é uma das pautas do trabalho legislativo de Fábio Freitas. Em setembro, o deputado esteve em Brasília com representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PA) para debater sobre o Projeto de Lei n° 2295/2000, do Senado Federal, que trata do estabelecimento da jornada de 30 horas semanais para os enfermeiros, em trâmite no Congresso há mais de 19 anos, e que, se aprovado, irá beneficiar os mais de dois milhões de profissionais do país.

Na ocasião, o parlamentar junto com o deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), se comprometeu a iniciar a articulação com os demais parlamentares federais para dar celeridade à demanda.

Em agosto, também na capital federal, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Fábio Freitas participou do lançamento das duas frentes parlamentares: a Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. No Ato, deputados federais e estaduais, estudantes, profissionais e representantes de sindicatos da categoria pediram melhorias e mais valorização para a profissão.

Na Assembleia, Fábio Freitas apresentou Projeto de Indicação ao Poder Executivo 7/2019 para a redução da jornada de trabalho para a categoria no âmbito estadual e que foi aprovado pelo parlamento no primeiro semestre deste ano, seguindo para sanção do Governador.

Segundo os Conselhos de classe, os profissionais que trabalham mais de 30 horas semanais têm maior chance de sofrer com estresse e outras doenças. “Estamos junto com a categoria para conseguir esse avanço para os profissionais da enfermagem”, disse o líder dos Republicanos na Assembleia.

A Sessão contará com representantes do Conselho Regional de Enfermagem e de outras entidades ligadas à categoria.

Texto: Paula Portilho
Foto: Erivan Damasceno
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro