Doutora Juliana se reúne com representantes da comunidade surda

Participaram da reunião, representantes da Associação dos Surdos do Acre; do Centro de Atendimento ao Surdo do Acre; e intérpretes e professoras de Libras

Publicado em 20/09/2019 - 00:00

Rio Branco (AC) – A deputada estadual Doutora Juliana (Republicanos-AC) se reuniu, na quinta-feira (19), com o presidente da Associação dos Surdos do Acre, Adriano Araújo; a coordenadora do Centro de Atendimento ao Surdo do Acre, Joana D’Arc Nascimento; e as intérpretes e professoras de Libras, Onélia Abreu e Edileusa Monteiro.

Na pauta, a organização da sessão solene que será realizada no dia 3 de outubro, às 10h, na Assembleia Legislativa do Acre, em homenagem ao Dia Nacional do Surdo (26/09) e ao Dia Internacional do Tradutor/Intérprete de Libras (30/09). A homenagem foi proposta pela parlamentar.

Além do planejamento para o evento, a parlamentar ouviu, atentamente, reivindicações apresentadas, principalmente sobre as barreiras que os surdos encontram no dia a dia. Acerca das dificuldades de acessibilidade que atingem a população surda no Acre, a deputada disse que já preparou um pacote de proposições e iniciativas, que será apresentado na Aleac, que atenderá as reivindicações das entidades.

“A sessão solene é um evento que ocorre em uma data específica, o que não retira sua importância, afinal trata-se de um ato de homenagem e conscientização sobre o quanto ainda temos que avançar na promoção da acessibilidade. Mas quero ressaltar que nossa luta por essa causa deve ser encampada todos os dias”, disse Doutora Juliana.

Saiba mais

A republicana é autora do projeto de resolução que incluiu, desde 2016, intérpretes e tradutores de Libras em todas as sessões realizadas pela Assembleia Legislativa do Acre. Além disse, é dela a autoria de outra norma que também versa sobre acessibilidade, a Lei n° 3.241/17, que obriga as lojas de roupas a instalarem provadores adaptados para pessoas com deficiência.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Doutora Juliana
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro