Doutora Juliana homenageia comunidade surda no Acre

Doutora Juliana homenageia comunidade surda no Acre

A deputada do Republicanos defendeu a atuação conjunta dos Poderes e instituições na inclusão plena dos surdos na sociedade

Publicado em 07/10/2019 - 00:00

Rio Branco (AC) – Em atendimento ao requerimento da deputada estadual Doutora Juliana (Republicanos-AC), a Assembleia Legislativa do Acre realizou, na quinta-feira (3), sessão solene em alusão ao Dia Internacional dos Surdos e Dia Nacional dos Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com o tema “A igualdade em nossas mãos”, a solenidade foi palco de ampla discussão sobre as barreiras encontradas pelos surdos em vários ambientes da sociedade. De acordo com os representantes da comunidade surda e militantes pela acessibilidade presentes no evento, a consolidação da inclusão plena dos surdos na sociedade ainda é algo distante, embora haja avanços significativos nas políticas públicas que tratam de tão nobres direitos.

O evento também foi marcado pela emoção. Representantes da comunidade surda contaram suas histórias de superação, principalmente sobre as barreiras que precisaram enfrentar para a conclusão dos estudos e ingresso no mercado de trabalho.

Para Doutora Juliana, a finalidade do encontro não era escolher um determinado dia para homenagear os surdos e intérpretes de Libras, mas reunir os Poderes e instituições, bem como a sociedade, para a discussão de um tema que merece empenho e atenção todos os dias.

“É motivo de muita alegria ver que todos os presentes nesta sessão, desde autoridades públicas à membros da sociedade civil organizada, estão empenhados na luta pela promoção da dignidade. Me alegra mais ainda o fato de que os destinatários dos direitos que hoje debatemos aqui, que é a população surda, compareceu em massa”, disse a republicana

Resultante de um projeto de resolução (n° 001/2015) apresentado por Doutora Juliana e aprovado em plenário, todas as sessões da Assembleia Legislativa do Acre contam, desde o dia 18 de maio de 2016, com a tradução/interpretação em Libras, assegurando a igualdade e ampliando a democracia no local que é conhecido como “a casa do povo”.

Participaram da solenidade, o presidente da Associação dos Surdos do Acre, Adriano Pinto; a presidente da Associação dos Intérpretes de Libras do Acre, Cristiane Nogueira; a diretora do Centro de Apoio ao Surdo da Secretaria Estadual de Educação, Joana D’Arc; a diretora de Ensino Especial da Secretaria Estadual de Educação, Shirley Lessa; os vereadores do Republicanos, Laércio da Farmácia (Rio Branco) e Luciano da Saúde (Bujari), dentre outras autoridades.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual Doutora Juliana
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro