Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes (PRB) participou do encontro na sede da Seappa, em Niterói
Publicado em 19/3/2019 - 00:00 Atualizado em 13/7/2020 - 10:10
Rio de Janeiro (RJ) – O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes (PRB), participou na quinta-feira (14), de uma reunião de planejamento do Consórcio de Produção de Alimentos da Baixada Fluminense. O encontro contou com a presença dos secretários de agricultura de todos os municípios da região e aconteceu na sede da Seappa, em Niterói.
O objetivo foi promover um ambiente propício ao consenso de requisitos específicos para identificar, ajustar e formatar critérios para a confecção da minuta do termo do consórcio de alimentos, o Con-Alimentos. Para isso, todos os envolvidos fizeram parte de uma ampla discussão para a formatação do mesmo.
O Con-Alimentos é um consórcio para o desenvolvimento rural da Baixada Fluminense, uma forma mútua de ajudar os municípios a realizar atividades de produção, beneficiamento, comercialização e abastecimento de produtos rurais, ou seja, visando a alavancar a agricultura rural.
Atualmente oito municípios da Baixada Fluminense serão efetivamente membros do consórcio: Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Paracambi e Queimados. Todos as Secretarias de Agricultura da região foram convidadas a participar do encontro para assim aderirem ao Con-Alimentos.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Lopes, o evento é importante para impulsionar os sistemas de produção e abastecimento de produtos rurais na Baixada Fluminense. Segundo ele, depois de dez anos de espera, a Seappa está, agora, contribuindo com uma nova etapa na criação do consórcio.
“É papel primordial do consórcio unir esforços para o alcance de seus objetivos. E por isso nós da Seappa e Secretarias municipais de Agricultura, dentro de padrões gerenciais e de governança pública, acreditamos que a implantação do Con-Alimentos é um instrumento que vai dinamizar as políticas públicas voltadas à produção, comercialização e ao abastecimento de alimentos em nível regional, ou seja, dentro do território de nossa importante e estratégica Baixada Fluminense”, disse o republicano.
Texto e foto: Ascom – Seappa