Arimateia homenageia dois brigadeiros-do-ar na Bahia

Os brigadeiros-do-ar Ary Soares Mesquita e Márcio Bruno Bonotto foram agraciados com a Comenda Dois de Julho

Publicado em 18/11/2019 - 00:00

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA) condecorou, na quinta-feira (14), os brigadeiros-do-ar, Ary Soares Mesquita e Márcio Bruno Bonotto, com a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia. A Comenda Dois de Julho é concedida a cidadãos que se destacam em suas áreas de atuação e que prestam relevantes serviços ao estado da Bahia.

“Essa é uma dupla homenagem, primeiro pela respeitável instituição a que os dois servem como brigadeiros-do-ar, e também por serem servidores tão dedicados, representando muito bem a Força Aérea Brasileira. Somando aos diversos serviços prestados, não só ao estado da Bahia, como ao Brasil, esta é uma homenagem mais do que justa”, explicou o proponente da solenidade.

Natural de São Paulo, o brigadeiro-do-ar Márcio Bruno Bonotto ingressou na FAB em 1981 e, desde então, vem traçando uma trajetória repleta de cursos de formação e aperfeiçoamento. Com 2.800 horas de voo, destacou-se como comandante de Esquadrão de Comando da BAFZ, gerente do Projeto Radar SCP-01 COPAC, gerente do Programa AMX COPAC, gerente do projeto F-X2 COPAC e chefe da 3ª Sub-chefia do EMAER. “Sabendo da importância dessa comenda, sinto alegria e um orgulho muito grande. Sou amante do Nordeste e metade da minha carreira eu passei aqui. Muita gratidão ao povo baiano”, enfatizou Bonotto.

Já o brigadeiro-do-ar Ary Soares Mesquita, natural do Rio de Janeiro, tem mais de 4,6 mil horas de voo, ingressou na FAB em 1967 e também pautou sua carreira em diversos cursos de aperfeiçoamento, destacando-se o Curso Superior de Comando e Estado-Maior, além de Política e Estratégia Marítima.

Como ex-comandante da Base Aérea de Salvador, ele afirmou que se sente em casa na cidade. “Receber essa comenda é motivo de muito orgulho, pois aqui eu me integrei completamente e muito rapidamente”, comentou Mesquita, que já recebeu a Medalha Thomé de Souza, além de Títulos de Cidadão Soteropolitano e Cidadão de Laurofreitense. Durante o período que comandou a Base Aérea de Salvador, ele promoveu intensa modernização da Base e ampliou as atividades de assistência médico-hospitalar.

Entre demais autoridades e militares, participaram da cerimônia o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Baltazar Miranda Saraiva, o comandante da Base Aérea de Salvador, cel Av Ivan Lucas Karpischin, e o subsecretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ary Pereira de Oliveira, representando o governador Rui Costa.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

Reportar Erro