Resultado das eleições demonstra a força de Luizão na Região Metropolitana de Curitiba

Republicanos elegeu três prefeitos, dois vice-prefeitos e 26 vereadores na Região Metropolitana de Curitiba

Publicado em 19/11/2020 - 12:14

Curitiba (PR) – Passadas as eleições municipais deste ano, momento agora é de identificar quem foram os principais vencedores deste atípico pleito que trouxe grandes surpresas. Em Curitiba e Região Metropolitana, o deputado federal Luizão Goulart (Republicanos) demonstrou que possui uma importante influência, tendo visto muitos de seus aliados eleitos. Ele, seguindo a parceria à risca com o governador Ratinho Junior (PSD) tiveram participações determinantes em diversos resultados.

Na capital, apesar de o prefeito Rafael Greca (DEM) sempre ter sido o favorito para vencer as eleições, a desistência de Luizão como candidato ajudou a definir o pleito já no primeiro turno. Lembrando que a participação do ex-prefeito de Pinhais (avaliado em sua época com 94% de aprovação) na campanha eleitoral de Curitiba possivelmente “abraçaria” um público que se sentiu sem representatividade nessas eleições. “O perfil de gestor bem-sucedido, com um bom passado e com um capital político já conquistado, principalmente nas regiões periféricas de Curitiba, fazia do Luizão um grande concorrente”, analisa o diretor do Instituto de Pesquisa Ágora, Fernando Munhoz.

A pedido do governador, Luizão retirou sua candidatura a prefeito de Curitiba e passou a liderar importantes campanhas na Região Metropolitana. “Havíamos feito um amplo estudo em diversas áreas e tínhamos como meta tratar Curitiba como nossa Grande Metrópole, mas ao conversar com o Governador e também com o atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel que também é do seu partido (PSD) chegamos à conclusão que poderíamos construir juntos esse projeto”, destacou o deputado.

Vitória na Região Metropolitana de Curitiba

Vários candidatos que tiveram o apoio do deputado Luizão consagraram-se vitoriosos. Só do seu partido, o Republicanos, foram 3 prefeitos, 2 vice-prefeitos e 26 vereadores eleitos na RMC. De longe a maior marca alcançada pela sigla em sua história. Se levarmos em consideração que nos 399 municípios o Republicanos conquistou 89 cadeiras de vereador, significa que 30% estão concentradas em apenas uma região de 29 municípios, comandada pelo ex-prefeito de Pinhais.

Principais conquistas

A reeleição da prefeita de Pinhais, Marli Paulino (PSD) e a vice-prefeita Rosa Maria (REPUBLICANOS) foi a principal vitória do grupo político do deputado Luizão. Também podemos considerar a vitória de Helder Lazarotto(PSD) e Professor Alcione (REPUBLICANOS), que desbancaram o forte grupo da atual prefeita Beti Pavin(PSDB). Já em Piraquara, Josemar Froes (PSD) fez a sucessão do atual prefeito Marquinhos Tesserolli (PSD) e ambos são fortes aliados de Luizão. Outra grande vitória foi em Rio Branco do Sul, onde a arquiteta Karime Fayad(Republicanos) fez história tornando-se a primeira mulher a ser eleita prefeita.

A lista de prefeitos apoiados por Luizão na RMC ainda tem em Campina Grande do Sul – Bihl Zanetti (PSD), Campo Magro – Casagrande (PSD), Almirante Tamandaré – Gerson Colodel (MDB), Piên – Maicon Tiguera (Republicanos), Cerro Azul – Patrick Magari (Republicanos) Tijucas do Sul – Gringo (PP), Mandirituba – Luis Antonio (PSC), Contenda – Mostarda (PSL), Balsa Nova – Marcos Zaneti (PSD).

Texto e fotos: Ascom – deputado Luizão Goulart

Reportar Erro