Trajetória de um movimento inovador em defesa da pessoa idosa

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 07/01/2021 - 08:58

O ano de 2020, sem sombras de dúvidas, foi um ano histórico, considerado difícil, repleto de desafios e mudanças no cotidiano das famílias brasileiras. Ainda assim, não podemos deixar de reconhecer e agradecer pelas conquistas advindas de muito trabalho. Desde o começo da atual gestão, empreendemos todos os esforços para expandir o movimento setorial do Idosos Republicanos e garantir a valorização desse segmento populacional e a defesa de seus direitos.

Em 2020, o movimento se estendeu para várias regiões do Brasil. Empossamos as Secretarias Estaduais de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Sul e do Ceará. Hoje, possuímos representatividade em sete estados do país e no Distrito Federal, e temos por objetivo ampliar esse número no ano de 2021, empossando novas executivas.

No decorrer do ano, avançamos no diálogo sobre temas estratégicos para impulsionar, fomentar e mobilizar o poder público na construção de políticas públicas que promovam o envelhecimento ativo, incentivando práticas integradoras e inclusivas. Ademais, intensificamos as publicações de matérias sobre diversos temas relevantes ligados a pessoa idosa em sites e redes sociais, promovemos diversas lives elucidativas com especialistas e, no dia 1º de outubro, realizamos, on line, o I Seminário do Idosos Republicanos – “O Processo de Envelhecer Sem o Estigma da Inutilidade – Idosos Conscientes, Participativos e Produtivos”. Com repercussão nacional, o seminário contou com mais de mil inscritos e conectou pessoas de todo o país, dentre elas autoridades públicas, lideranças desse segmento da população, especialistas na área e pessoas interessadas na temática.

O trabalho desde o início se mostrou desafiador, pois é o primeiro movimento setorial criado exclusivamente para fomentar políticas públicas para os idosos. Contudo, devido à relevância do tema, está se consolidando como inovador e diferenciado na política brasileira, fruto do esforço, compromisso e dedicação de toda a executiva nacional.

Não obstante, há de se observar, que as adversidades e obstáculos deste novo ano não serão diferentes, ainda há muito a ser feito. Por isso, não nos furtaremos ao nosso compromisso de lutar para que nossos idosos tenham seus direitos respeitados e garantidos de forma integral, buscando implementar um modelo de sociedade inclusivo que assegure a esse segmento uma participação ativa na vida social, econômica e política do Brasil, fato este que é essencial para o efetivo desenvolvimento de um país.

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

 

Reportar Erro