Tocantins recebe prêmio de 2ª melhor gestão contábil e fiscal do país

Governo de Wanderlei Barbosa é reconhecido pelo Tesouro Nacional por excelência em gestão pública

Publicado em 18/6/2024 - 16:10

Brasília (DF) –  O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), participou nesta segunda (17) da cerimônia de premiação onde o estado foi agraciado com o prêmio de 2ª melhor gestão contábil e fiscal do Brasil. O reconhecimento veio através do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Ranking Siconfi) de 2024, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O Ranking Siconfi é um indicador que avalia a qualidade e a consistência dos relatórios contábeis e fiscais de estados e municípios, informações que são cruciais para uma gestão eficiente e transparente dos recursos públicos. Com base nesses relatórios, é possível garantir que os investimentos sejam realizados de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), promovendo a excelência na administração pública.

Tocantins no topo da gestão pública

Wanderlei Barbosa destacou a importância dessa conquista para o estado do Tocantins. “O Tesouro Nacional é a instituição que monitora a gestão fiscal dos setor público e, ao sermos colocados nessa posição, efetivamos a excelência da nossa gestão. Os tocantinenses estão vendo os investimentos chegarem na saúde, na educação, na segurança e em todas as demais áreas prioritárias para a qualidade de vida. Os investimentos são possíveis, porque estamos trabalhando no mais alto nível de responsabilidade, qualidade e transparência com a gestão dos recursos públicos”, ressaltou o governador.

Investimentos significativos graças à gestão eficiente

A qualidade da gestão contábil e fiscal do Tocantins não apenas trouxe reconhecimento, mas também facilitou importantes operações de crédito. Em 2023, o estado conseguiu viabilizar empréstimos no valor de R$ 1 bilhão com o Banco do Brasil. Além disso, em 2024, foram autorizados 55 milhões de dólares em investimentos através do Banco Mundial. Esses acordos foram possíveis graças à elevação da Capacidade de Pagamento (Capag) do estado, que subiu da categoria C para B, destacando a confiança dos órgãos federais na gestão financeira do Tocantins.

Maurício Parizotto Lourenço, superintendente de Contabilidade Geral do Estado, destacou a importância do trabalho dos profissionais de contabilidade. “Este reconhecimento só é possível graças ao empenho e à competência dos contadores que trabalham diariamente para assegurar a precisão e a transparência das informações contábeis do nosso estado. Eles são fundamentais para a tomada de decisões que beneficiam a nossa população”, concluiu.

Veja também:

Wanderlei Barbosa assina empréstimo de US$ 50 milhões para modernização da gestão

Ranking coloca Tocantins entre os 5 melhores estados em qualidade fiscal e contábil

Texto: Com informações Ascom Governo do Tocantins
Fotos: Ascom Governo do Tocantins

Reportar Erro
Send this to a friend