Republicanos recebem graduandos de ciência política na Câmara

Líder defende que jovens não se limitem às discussões pelas redes sociais e busquem conhecimento como estratégia para mudar sociedade

Publicado em 23/11/2022 - 16:52

Brasília, DF – Nesta quarta-feira (23), os alunos de graduação em ciência política da Faculdade Republicana e o coordenador, professor Fábio Vidal, foram recebidos pelo líder Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), e pela procuradora-adjunta da Secretaria da Mulher da Casa, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP).

“A função da política como ciência é ir além da sala de aula. Esse aprofundar do conhecimento faz toda a diferença. Vocês serão multiplicadores do saber e é somente através da educação que a sociedade pode ser transformada”, observou Vinicius Carvalho.

Para o líder, as discussões políticas realizadas apenas no âmbito das redes sociais são insuficientes e favorecem a propagação de notícias falsas. “Os movimentos restritos às redes sociais muitas vezes são fora de contexto e se tornam desproporcionais. Se alguém recebe uma fake news, por exemplo, e não confere os fatos, termina por propagar mentiras, imbuído de uma indignação pessoal que não é pautada em dados reais. As pessoas precisam ter consciência e responsabilidade cidadã”, argumentou Vinicius Carvalho.

A deputada Maria Rosas ressaltou a diversidade da Câmara, que abriga representantes de todos os estados da Federação, o que eleva o nível de debates e reflexões. “Aqui, a pessoa realiza o aperfeiçoamento do senso de democracia e do processo legislativo”.

Ela elogiou a iniciativa da instituição e o papel dos alunos no futuro da política. “A Faculdade Republicana está de parabéns pela atitude, e os estudantes, pelo interesse e disposição em aprender a política como ofício e difundir essa sabedoria tão importante para o bom funcionamento do país”, afirmou Rosas.

Para Fábio Vidal, coordenador do curso, a oportunidade é um diferencial promovido pelo partido. “Aqui, na Câmara, podemos enxergar de perto o objetivo da ciência política, que é a dinâmica das relações de poder. Os alunos conversaram com as pessoas que intermediam essas relações e ainda tiveram, durante a visita, contato com a rotina que eles poderão exercer no futuro, como profissionais”.

A aluna do último semestre do curso, Kariny Santos, observou que a visita foi uma amostra de tudo o que ela havia estudado. “A visita técnica é muito interessante. Eu vi na prática a teoria dos últimos três anos, isso enriquece o conhecimento e é muito produtivo”.

Ela, que já trabalhou com pesquisa na Casa, conta que quanto à estrutura não houve surpresa, diferente da interação com os parlamentares. “O que me surpreendeu foi o contato com os deputados, que são acessíveis e nos recepcionaram muito bem durante toda a manhã. Esse é o diferencial do Republicanos”, disse.

A visita foi conduzida pela jornalista e especialista em ciência política, Mônica Donato.

 

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend