FRB celebra 15 anos e anuncia lançamento de novos produtos em live

Encontro virtual debuta e informa estreia de novo site

Publicado em 09/03/2022 - 07:39

Brasília (DF) – Instituída em março de 2007, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) comemorou, nesta terça-feira (8), seus 15 anos de atividades ininterruptas à população com uma transmissão ao vivo produzida no estúdio montado no auditório José Alencar, em sua sede oficial, localizada no Complexo Republicano – inaugurado em 2019 na capital federal.

Dentre as novidades anunciadas, a atualização do novo portal da FRB e o lançamento simultâneo das inscrições on-line para a Escola de Formação de Candidatas Republicanas, curso exclusivo para as postergantes do partido Republicanos nas eleições deste ano. A mensageira da notícia e responsável pelo discurso em parabenização ao Dia Internacional da Mulher foi a deputada estadual e secretária nacional do movimento feminino da agremiação, Tia Ju: “Nós do Mulheres Republicanas idealizamos a Escola de Formação de Candidatas. A partir da ideia buscamos parcerias e ninguém melhor que a Fundação, que já tem a expertise na criação e na execução de cursos”, explicou.

Em formato de talking show, algumas das mais influentes autoridades do circuito republicano comandaram a atração. O secretário nacional Evandro Garla, o tesoureiro Mauro Silva e o diretor-geral da Faculdade Republicana Valdir Pucci conduziram um bate-papo ilustrando ações marcantes de toda a trajetória da FRB.

Impedido de prestigiar a ocasião presencialmente, como antecipado anteriormente, devido a compromisso pré-eleitoral inadiável, o deputado federal por São Paulo e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, fez questão de gravar um vídeo explicando sua ausência para a audiência conectada e aproveitou para revelar todo o seu carinho e o seu respeito pela Fundação: “A FRB é uma instituição que vem promovendo cultura e educação qualificada ao nosso país. Por isso, a comemoração é mais do que merecida. Desejo um feliz aniversário para a nossa Fundação, são 15 anos e com certeza temos um futuro muito promissor”, ressaltou.

O presidente da instituição aniversariante, Rusembergue Barbosa, expressou sua admiração pelo árduo trabalho desenvolvido, focado sempre na melhoria do atendimento à comunidade. “Temos desafios, principalmente neste período de pandemia, mas não paramos. Atendemos mais de 20 mil pessoas em 2021 com cursos on-line e presenciais. Fico imensamente feliz por alcançarmos tantas pessoas, é a certeza de que o nosso papel de conscientizar politicamente os cidadãos está sendo atingido”, destacou. O líder da instituição partidária também anunciou, durante a transmissão, o lançamento dos próximos cursos Workshop Eleitoral 2022 e Finanças Pessoais.

O coordenador da subseção paulista da Fundação, Eduardo Verrone, destacou seu orgulho em fazer parte do projeto e adiantou algumas realizações no estado de São Paulo: “A Subseção é um grande desafio que eu tenho até mesmo por ser o maior estado aqui do Brasil, mas estamos crescendo a cada dia, principalmente com cursos de Política e Idiomas. Esses 15 anos foram uma caminhada de muita luta, começamos com duas cadeiras e fomos crescendo, nos transformando. É uma honrar fazer parte desse trabalho e acreditamos em uma vida muito longa para a Fundação Republicana Brasileira”, salientou.

Mauro Silva quebrou o protocolo ao convidar a ex-presidente da FRB Telma Franco, para compor o palco, e a atual diretora administrativa da Faculdade Republicana destacou que depois de um debate sobre como fazer a Política ser compreendida foi que surgiu a ideia de termos uma faculdade, assim nasceu esse sonho e hoje temos a Faculdade já concretizada. “Eu tenho muito orgulho do trabalho da Fundação porque o curso de Lideranças Femininas nasceu na FRB e também o Plano Nacional de Inserção da Mulher na Política. Parabéns a todas as mulheres, porque, realmente, elas têm feito a diferença em nosso partido”. Já Mauro Silva destacou o trabalho com transparência que é realizado na Fundação: “Temos uma grande responsabilidade no trato do recurso público. Nós adotamos 4 pontos para o cuidado do recurso público e a prestação de contas da FRB: Conhecimento da legislação, equipe qualificada, trabalho em consonância com o Ministério Público e planejamento dos recursos estabelecido pela Fundação”, explicou.

Evandro Garla, que já foi vice-presidente da Fundação, afirmou que a FRB possui desde o início o propósito de ajudar as pessoas a mudar o destino, fazendo com que a política pública chegue na ponta. “Todos os trabalhos desenvolvidos pela Fundação, nestes 15 anos, são para trazer até o cidadão conhecimento e um pensamento crítico, porque precisamos formar pessoas que saibam debater e somente o conhecimento adquirido nos estudos dar condições, a nós conservadores, de debatermos com outros movimentos”, explicou. E para Valdir Pucci, a Fundação tem um compromisso com a educação e não há uma prova maior da importância que a Fundação, e também o Republicanos, dá para a educação. “O fato de ser o único partido e a única fundação no país que possui uma faculdade, a Faculdade Republicana. É uma coisa que a gente tem que se orgulhar muito, é uma amostra mais do que clara que a educação é ponto central do desenvolvimento do Estado e da sociedade brasileira como um todo”.

Referência em fundações partidárias

A Fundação Republicana Brasileira atua, desde sua criação, em prol da sociedade ofertando cursos gratuitos de política, idiomas, finanças, alfabetização de jovens e adultos,

O novo portal da FRB está em pleno funcionamento e as inscrições para as candidatas do quadro republicano já estão disponíveis para a Escola de Formação de Candidatas, com acesso direto para as participantes.

Todos os cursos da Fundação disponibilizam certificados reconhecidos em todo o território nacional.

O cientista político Fábio Vidal, que ingressou na entidade aniversariante como estagiário e hoje é coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP), também registrou seu elo com a entidade. “Pela experiência profissional e pessoal, que é engrandecedora, pois a Fundação possui uma característica importante para quem trabalha com política: ela é um braço estendido do partido. Para um cientista político que conhece essa estrutura, você tem uma dimensão muito grande da dinâmica política e de como os atores envolvidos interagem e se envolvem. Então, para mim é enriquecedor fazer parte desta história”, alega.

Por Ascom –Ellen Fernandes, com colaboração de: Mazé Rodrigues e Raquel Ferreira / Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga e Raquel Ferreira – Ascom FRB

Reportar Erro
Send this to a friend