Entrevista do líder Hugo Motta

Na retomada dos trabalhos legislativos, o líder Hugo Motta participou de uma live do Republicanos e falou sobre os principais temas que entrarão em pauta no ano de 2024

Publicado em 6/2/2024 - 11:03

Brasília (DF) – Na retomada dos trabalhos legislativos, nesta segunda-feira (5), o líder Hugo Motta (PB) participou de uma live do Republicanos e falou sobre os principais temas que entrarão em pauta no ano de 2024. O deputado afirmou suas expectativas para as eleições municipais, as prioridades do partido e, ainda, comentou o desempenho da bancada no último ano.

Qual a expectativa para este retorno dos trabalhos no Congresso Nacional? Já tem, por exemplo, 20 Medidas Provisórias pendentes.

Inicialmente, eu diria que as discussões se darão em torno das 20 Medidas Provisórias, que já estão na pauta da Casa. São matérias importantíssimas que o Congresso deverá se debruçar nos próximos dias para que possamos discutir temas de interesse da população brasileira, como é o caso da desoneração e a previdência dos municípios. Ambas fazem parte dessas medidas provisórias, que já havíamos votado no ano passado, quando derrubamos os vetos. Como o presidente Lula vetou essas matérias, elas agora voltarão ao Parlamento para discussão.

Além disso, eu também vejo como prioridade nesta agenda legislativa, as discussões em torno da Reforma Tributária. Nós aprovamos a reforma depois de muitos e muitos anos e agora se faz necessária a votação de projetos de lei para a sus regulamentação, o que vai tornar mais claro esse novo sistema tributária do país.

A modernização do sistema tributário gera uma expectativa muito positiva em relação à desburocratização. Tínhamos um sistema tributário bastante arcaico e complexo e a aprovação veio justamente para facilitar isso, sobretudo para o micro e pequeno empreendedor.

Líder, é latente a preocupação dos Três Poderes da República sobre o regramento das redes sociais e da inteligência artificial, principalmente porque estamos em um ano eleitoral. O senhor considera que este é o momento do Congresso Nacional colocar estes temas na pauta e por quê?

Eu vejo essa discussão como sendo prioritária. O debate entre os poderes constituídos é fundamental para que tenhamos a harmonia entre os poderes de acordo com o que preconiza nossa Constituição. Nós, do Parlamento, temos a responsabilidade de trazer essa agenda e através do diálogo fortalecer a interlocução dos poderes porque com isso quem sai ganhando, ao final, é o nosso país.

Não poderia deixar de pedir para o senhor comentar um pouquinho sobre como foi a atuação do Republicanos no ano passado aqui no Congresso.

Tivemos papel decisivo na aprovação da Reforma Tributária, ajudamos a aprovar matérias importantes, como o Novo Arcabouço Fiscal. O Republicanos participou de forma muito contundente na aprovação de matérias que trouxeram a reorganização da Esplanada dos Ministérios e ajudamos diretamente a aprovar o projeto que trouxe o voto de qualidade do Conselho Administrativo De Recursos Fiscais (CARF) de volta.

Todas as matérias são fundamentais para a economia do país e devem contribuir diretamente para a geração de emprego e renda, além de melhorar a arrecadação e garantir que políticas públicas sejam fortalecidas. Então é com esse intuito que nós iniciamos o ano de 2024, na expectativa de que o partido continuará a ser protagonista das grandes pautas, ajudando diretamente no crescimento e desenvolvimento do país.

Mudando um pouquinho de tema, e aproveitando o senhor aqui mais um pouquinho, neste ano, temos eleições municipais, o senhor é vice-presidente nacional do Republicanos e também presidente do partido na Paraíba. O presidente Marcos já anunciou a meta do partido, que é eleger, no mínimo, 300 prefeitos e 3.000 vereadores em todo o Brasil

O partido vem, sob o comando do presidente Marcos Pereira, tendo uma crescente nas últimas eleições. Muito disso se dá pela forma eficiente que o presidente toca o partido. Marcos Pereira faz um planejamento, cobra engajamento dos presidentes estaduais e dos parlamentares e, acima de tudo, realiza um trabalho firme em favor do partido, filiando novos quadros e novas lideranças, atraindo para o partido pessoas que acreditam na nova política, que querem estar em uma legenda de centro-direita que tem compromisso com o país, que trabalha pela geração de emprego e renda, e que não deixa de reconhecer a importância dos programas sociais por cuidar de quem mais precisa.

O Republicanos tem se destacado por causa dessa organização do partido e tem crescido no país como um todo. A nossa bancada tem tido protagonismo e isso ajuda para que tenhamos um bom desempenho nas eleições municipais. Não tenho a menor dúvida que estaremos cada vez mais próximo da população, contribuindo, seja na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, nas assembleias legislativas, nas câmaras municipais, nas prefeituras, nos governos estaduais, ou diretamente para o desenvolvimento e engrandecimento do país.

Então, estamos muito otimistas de que teremos um grande desempenho e vamos eleger o maior número de prefeitas e prefeitos, vereadoras e vereadores, e o Republicanos seguirá nessa agenda tão importante que é colaborar e contribuir para o crescimento do Brasil.

Para encerrar, gostaria que o senhor deixasse uma mensagem da bancada do Republicanos ao povo brasileiro e aos seus filiados em todo o Brasil.

Nunca deixem de acreditar na política. A política é um instrumento capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas, de ajudar diretamente e de mudar realidades. É isso que o nosso partido tem buscado fazer aqui em Brasília e em todos os estados brasileiros, colaborando na discussão de grandes temas de interesses da população.

É dessa forma que esperamos começar o ano, com uma mensagem de otimismo, pedindo sempre que Deus nos abençoe e que o nosso partido possa seguir cumprindo com o compromisso que temos com o Brasil.

Reportar Erro
Send this to a friend