Investir nas candidaturas femininas é elevar o nível da política e será sempre a melhor escolha

Artigo escrito pelo deputado Hugo Motta, líder do Republicanos na Câmara

Publicado em 8/3/2024 - 12:00

É curioso, para não dizer cansativo, que na nossa sociedade, em pleno ano de 2024, ainda tenhamos que justificar a importância do papel da mulher na política. Mas, infelizmente, sabemos que essa discussão ainda é necessária e por isso venho defender – e não existe outro verbo que melhor caiba nesta frase – a necessidade de mulheres assumir cargos de poder nas decisões dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

De antemão asseguro, a minha defesa não é por uma questão de cotas. A participação da mulher na política é necessária pelo simples e determinante fato de elas terem competência para tal. Hoje, a Câmara conta com 91 deputadas. São 91 histórias de vida que dispensam ou deveriam dispensar qualquer defesa.

Faço questão de ressaltar – jamais de um patamar superior e sim de igual para igual – que cada uma dessas parlamentares, ainda que oriundas de diferentes ideologias e campos de atuação, têm em comum uma trajetória de engajamento e luta na política. A trajetória delas nada deixa a desejar em relação à dos homens, inclusive foi e continua sendo mais difícil o trânsito delas nos espaços de poder.

Nós, do Republicanos, nos orgulhamos não por abrir espaço para as mulheres nos nossos quadros políticos, mas por saber que na nossa bancada existem seis parlamentares de posicionamentos firmes, opiniões pertinentes, inteligência apurada, experiência nos mais vastos campos da política e do conhecimento. Elas integram nossa bancada com bagagens cultural, intelectual e profissional consistentes que acrescentam na nossa unidade. Isso tudo eleva a qualidade do nosso trabalho a patamares que têm nos feito crescer mais e mais a cada eleição.

Gostaria de cumprimentar nossa senadora Damares Alves, as deputadas federais Maria Rosas, Rogéria Santos, Franciane Bayer, Ely Santos, Antonia Lucia e Mariana Carvalho e, em nome da deputada Francisca Motta, cumprimentar todas as deputadas estaduais e vereadoras do Republicanos.

Neste Dia da Mulher, em que se aproxima mais uma eleição municipal, me dirijo, especialmente, a todas as filiadas e candidatas do Republicanos que resolveram entrar na política: é uma honra tê-las conosco na luta por um Brasil melhor e mais justo. Investir nas candidaturas femininas é elevar o nível da política e sempre será a melhor escolha.

Reportar Erro
Send this to a friend