Doutora Juliana homenageia comunidade surda no Acre

Doutora Juliana homenageia comunidade surda no Acre

A deputado do Republicanos defendeu a atuação conjunta dos Poderes e instituições na inclusão plena dos surdos na sociedade

Rio Branco (AC) – Em atendimento ao requerimento da deputada estadual Doutora Juliana (Republicanos-AC), a Assembleia Legislativa do Acre realizou, na quinta-feira (3), sessão solene em alusão ao Dia Internacional dos Surdos e Dia Nacional dos Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com o tema “A igualdade em nossas mãos”, a solenidade foi palco de ampla discussão sobre as barreiras encontradas pelos surdos em vários ambientes da sociedade. De acordo com os representantes da comunidade surda e militantes pela acessibilidade presentes no evento, a consolidação da inclusão plena dos surdos na sociedade ainda é algo distante, embora haja avanços significativos nas políticas públicas que tratam de tão nobres direitos.

O evento também foi marcado pela emoção. Representantes da comunidade surda contaram suas histórias de superação, principalmente sobre as barreiras que precisaram enfrentar para a conclusão dos estudos e ingresso no mercado de trabalho.

Para Doutora Juliana, a finalidade do encontro não era escolher um determinado dia para homenagear os surdos e intérpretes de Libras, mas reunir os Poderes e instituições, bem como a sociedade, para a discussão de um tema que merece empenho e atenção todos os dias.

“É motivo de muita alegria ver que todos os presentes nesta sessão, desde autoridades públicas à membros da sociedade civil organizada, estão empenhados na luta pela promoção da dignidade. Me alegra mais ainda o fato de que os destinatários dos direitos que hoje debatemos aqui, que é a população surda, compareceu em massa”, disse a republicana

Resultante de um projeto de resolução (n° 001/2015) apresentado por Doutora Juliana e aprovado em plenário, todas as sessões da Assembleia Legislativa do Acre contam, desde o dia 18 de maio de 2016, com a tradução/interpretação em Libras, assegurando a igualdade e ampliando a democracia no local que é conhecido como “a casa do povo”.

Participaram da solenidade, o presidente da Associação dos Surdos do Acre, Adriano Pinto; a presidente da Associação dos Intérpretes de Libras do Acre, Cristiane Nogueira; a diretora do Centro de Apoio ao Surdo da Secretaria Estadual de Educação, Joana D’Arc; a diretora de Ensino Especial da Secretaria Estadual de Educação, Shirley Lessa; os vereadores do Republicanos, Laércio da Farmácia (Rio Branco) e Luciano da Saúde (Bujari), dentre outras autoridades.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual Doutora Juliana
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.