Valdemar Júnior assume a presidência da UPM

Deputado assume a presidência comprometido a manter o trabalho já realizado

Publicado em 27/6/2023 - 11:57

Palmas (TO) – O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos-TO) assumiu na última sexta (23), a presidência da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM). A posse foi durante a Assembleia Geral ordinária, no Congresso da Nação Argentina, sede do Poder Legislativo, localizado na capital, Buenos Aires.

Eleito de forma unânime pelos membros da entidade, Valdemar prometeu continuar o trabalho realizado pelo antecessor, o senador argentino Alejando Celillo, para manter o fortalecimento dos laços entre os países latino americanos e que compõem o Mercosul. “Estou muito feliz por assumir a presidência da União de Parlamentares do Mercosul e suceder o trabalho de Alejandro Cellillo, o senador que nos últimos meses se empenhou intensamente na integração dos países do Mercosul e da América Latina. Além da integração, ele também trabalhou para expandir nossa visão e atrair outros países da América do Sul. Portanto, sucedê-lo no comando da UPM é uma grande responsabilidade”, declarou.

Por fim, o novo presidente exaltou a união das nações que compõem o grupo econômico sulamericano. “Continuaremos trabalhando para estreitar cada vez mais os laços entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, além de atrairmos a atenção de outros países sul-americanos para se integrarem à UPM, para que a instituição continue crescendo e promovendo uma integração mais ampla entre seus países membros”, concluiu Valdemar Júnior.

Saiba mais

A União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), é uma entidade que reúne parlamentares da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e se manifesta por meio de blocos nacionais que contam com a participação de políticos (prefeitos e vereadores no Brasil), através da Comissão de Relacionamento com Autoridades Locais.

Temas como integração, educação, meio ambiente, cultura, saúde, são debatidos por meio de Fóruns permanentes e de Comissões temáticas para o desenvolvimento dos países que fazem parte do colegiado.

Desde 2007, a UPM participa de sessões do Parlamento do Mercosul-Parlasul, abrindo espaço para debates de parlamentares sobre políticas públicas em benefício às populações sulamericanas.

Texto e fotos: Com informações da Assmbleia Legislativa do Tocantins

Reportar Erro
Send this to a friend