Saiba como funciona o voto na legenda

Nesse voto, que só é possível nas eleições proporcionais (vereador e deputado), o eleitor ajuda o partido de sua preferência a conquistar mais vagas no legislativo

Publicado em 27/09/2021 - 09:13

Brasília (DF) – O voto de legenda é aquele em que o eleitor digita na urna apenas os dois números que identificam o partido, não manifestando sua vontade por um candidato específico, mas por qualquer dos candidatos do partido em que tenha votado.

Saiba mais sobre outros temas no Descomplicando a Política. 

Nesse voto, que só é possível nas eleições proporcionais (para vereador e deputados distrital, estadual e federal), o eleitor ajuda o partido de sua preferência a conquistar mais vagas no legislativo, independentemente do candidato daquela legenda que venha a ocupá-las.

Para isso, basta que o eleitor digite na urna apenas o número referente à agremiação, 10 do Republicanos, por exemplo, e aperte a tecla confirma sem preencher todos os dígitos que completaria o número do candidato. Quanto mais votos a legenda receber, mais vagas ela vai conseguir nas casas legislativas.

No voto de legenda, o eleitor ajuda a todos os candidatos, pois ele vai ampliar o número de vagas que aquele partido vai conseguir no legislativo. Depois disso, internamente, se o partido conseguiu três ou cinco vagas, quem assumirá dentro da agremiação são os candidatos mais votados do partido.

Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO, com informações do TSE
Ilustração: Arquivo Republicanos

Reportar Erro
Send this to a friend