Autor do projeto, deputado estadual Gabriel Picanço (PRB) explica que exame clínico detecta luxação congênita do quadril, também conhecida como displasia do desenvolvimento do quadril
Publicado em 15/11/2017 - 00:00
Boa Vista (RR) – A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou, no dia 31 de outubro, projeto de lei do deputado Gabriel Picanço (PRB-RR) que obriga a realização do “teste do quadril” em recém-nascidos nas primeiras horas de vida, no Estado de Roraima.
De acordo com a proposta do republicano, o exame clínico para detectar luxação congênita do quadril, também conhecida como displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ), é um procedimento simples, mas que contribui para o rápido diagnóstico e encaminhamento para o tratamento que corrige o quadril do bebê. O não diagnóstico precoce pode comprometer o desenvolvimento da criança.
“Às vezes você encontra crianças a partir dos três anos de idade que apresentam um estágio que vai atrofiando o movimento dos quadris. Então, segundo os médicos, quando é detectado com antecedência, diminui muito essas lesões e o sofrimento de muitas crianças e dos próprios pais. Não vai onerar em nada o estado e os médicos estão lá. É só tomar mais um pouco de atenção e fazer esse exame que vai fazer bem à sociedade”, defendeu Gabriel Picanço.
Se sancionado pelo Poder Executivo do estado, o “teste do quadril” vai integrar a lista de exames obrigatórios já realizados em recém-nascidos atendidos na maternidade ou clínicas conveniadas com o estado.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.