Vereadora propôs a campanha “Novembro Azul” em São José dos Campos com o objetivo de promover ações sobre a conscientização e a prevenção do câncer de próstata
Publicado em 18/10/2018 - 00:00
São José dos Campos (SP) – Tramita na Câmara Municipal de São José dos Campos projeto de lei da vereadora Flávia Carvalho (PRB) que institui no município o mês “Novembro Azul”, dedicado às ações preventivas de conscientização sobre o câncer de próstata.
O objetivo é promover ações por meio de mídia impressa, digital e audiovisual que conscientize por meio da publicidade sobre os perigos do câncer de próstata e da não realização de exames periódicos.
A proposta de Flávia defende que o Poder Executivo promova palestras e seminários voltados às informações e orientações a respeito da prevenção do câncer de próstata durante todo o mês de novembro.
“Em notícias recentes nos periódicos do Vale do Paraíba, vimos que o câncer de próstata é o tipo de câncer que mais mata em nossa região. De acordo com dados do DataSUS, dois homens morrem a cada mês vítimas desta doença. Os números são alarmantes, é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil e é o primeiro com mais incidência”, alertou Flávia no projeto.
Segundo especialistas, se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura, com uma recuperação mais rápida e eficaz que outros tipos da doença.
De acordo com o Globocan 2012, no mundo são registrados 1,1 milhão de novos casos por ano de câncer de próstata e cerca de 300 mil mortes.
Flávia conta que nos Estados Unidos, onde grandes campanhas do “Novembro Azul” acontecem e o tema é amplamente debatido, a taxa de mortalidade foi reduzida pela metade.
“Não há dúvidas sobre a eficácia da prevenção e do diagnóstico precoce para que milhares de homens brasileiros e joseenses sejam poupados do câncer e tenham a saúde sempre em dia. Nossa intenção é esclarecer a importância de um simples exame preventivo ao câncer de próstata e também do debate da conscientização de homens e suas esposas, para que esclarecidos, procurem regularmente atendimento médico e não deixem de fazer os exames quando na idade de risco”, esclareceu Flávia Carvalho.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.